Nunca é tarde demais para ser pai

Chaplin, Mick Jaegger, Clint Eastwood são alguns exemplos de paternidade sadia
sábado, 10 de agosto de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Mick Jaegger
Mick Jaegger

Ser pai quando já se é avô, ou mesmo pela primeira vez, na tal terceira, quarta idade, pode até assustar, mas é cada vez mais comum entre homens mais velhos. O cantor Mick Jagger tornou-se pai depois dos 70 anos. Além dos outros sete filhos, o astro do rock já tem cinco netos e até um bisneto. Outra estrela, do cinema, o ator e diretor Mel Gibson, 63, há dois anos se tornou pai pela nona vez. Ter filhos depois dos 60 anos já não surpreende tanto, pois não são poucos os casos de paternidade tardia.

Enquanto a mulher acima de 60 anos não consegue gerar filhos porque o útero não está preparado pra receber uma gestação, o homem é capaz de produzir espermatozóides de boa qualidade até os 80 anos. A novidade na vida deste pai-idoso provoca reações diferentes em cada um deles, mas todos confessam o encantamento. Para esses pais, qualquer chorinho que os faz acordar e levantar de madrugada, é “a prova do amor que sentem”, dizem. 

No entanto, especialistas, como geriatras, lembram que ser pai na terceira idade implica numa maior sobrecarga e demanda do rendimento físico devido ao envelhecimento fisiológico, além de um menor desempenho das atividades diárias. Em contraponto, ter filhos nesta fase permite educar com mais tolerância e afetuosas trocas intergeracionais. São inúmeros os casos de pais com mais de 60 anos, satisfeitos com a condição, muitas vezes, inesperada etapa da vida. 

Aos 73 anos, por exemplo, há dois anos Mick Jagger se tornou pai pela oitava vez. O vocalista do The Rolling Stones agora faz parte de um grupo de astros internacionais que tiveram filhos em idade avançada.

Charlie Chaplin é um caso à parte: uma penca de filhos ao longo de seus 88 anos de vida. O ator britânico teve seu 11º filho aos 73 anos. Christopher James nasceu em julho de 1962, e foi o oitavo filho de Chaplin com sua esposa Oona O'Neil, que era 36 anos mais jovem do que o astro. 

O ator norte-americano Richard Gere, 69 anos, tornou-se pai pela segunda vez, este ano. Segundo a revista espanhola “Hola!”, a sua esposa, a empresária espanhola Alejandra Silva García-Baquero, 36 anos, deu à luz o filho do casal em Nova York no início de 2019. 

O ator, roteirista e comediante Steve Martin tornou-se pai pela primeira vez aos 67 anos (há mais de seis anos), mais precisamente em dezembro de 2012. Por mais de um mês, ele conseguiu manter o acontecimento em segredo e longe da mídia. Discreto e protetor em relação à privacidade de sua família, Martin e sua segunda esposa, a escritora Anne Stringfield, de 41 anos, não divulgaram fotos do rebento que, disseram na época os mais íntimos, é uma menina que fez derreter o coração do carismático ator.

O músico Rod Stewart já estava com 66 anos quando sua esposa Penny Lancaster deu à luz ao seu sétimo filho. Aiden Patrick Stewart nasceu em fevereiro de 2011.

Clint Eastwood se tornou pai pela sétima vez aos 66 anos quando sua segunda esposa Dina Ruiz teve a menina Morgan em dezembro de 1996. Entre muitos outros, aqui e mundo afora.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: país
Publicidade