Nova Friburgo voltou a ser a cidade mais fria do país

Previsão é que temperaturas continuem baixas, com máxima, no meio do dia, não passando de 14 graus. Termômetros marcaram 2,2 graus na madrugada de sábado, em Salinas
segunda-feira, 03 de julho de 2017
por Dayane Emrich
Arco-íris no Jardim do Nêgo neste domingo, um dia depois do recorde de frio registrado no país (Foto da leitora Cristiana Pinheiro Guimarães)
Arco-íris no Jardim do Nêgo neste domingo, um dia depois do recorde de frio registrado no país (Foto da leitora Cristiana Pinheiro Guimarães)

Nova Friburgo voltou a registrar a menor temperatura do país no último sábado, 1º de julho, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Salinas, na zona rural do município, os termômetros oficiais marcaram apenas 2,2 graus, na madrugada de sábado. A segunda menor temperatura do Brasil foi registrada em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul: 4,1 graus.

Quem se arriscou a andar pela cidade no fim de semana se agasalhou e precisou levar guarda-chuva. Na Avenida Alberto Braune e no Paissandu, os termômetros de rua marcaram 8 graus na madrugada de domingo para segunda-feira. “Eu acho que é um dos invernos mais rigorosos da cidade nos últimos anos. Não me lembro de ter sentido tanto frio assim  no ano passado. Está demais!”, disse o empresário Jorge Moreira da Silva, de 52 anos.

Para quem gosta desta época do ano a notícia é boa. O frio que chegou a Friburgo nos últimos dias e foi intensificado neste fim de semana com a chuva deve continuar. De acordo com o Climatempo, site especializado em meteorologia, nesta terça-feira, 4, a mínima na cidade será de 7 graus e a máxima, de apenas 14. O sol pode aparecer, mas o céu deve permanecer nublado durante boa parte do dia. Não há previsão de chuva.

Na quinta-feira, 6, a temperatura ficará entre 10 e 16 graus; e na sexta-feira, 7, entre 10 e 17 graus. No sábado, 8, e domingo, 9, a mínima será de 10 e a máxima de 20 graus. Para os dois dias a previsão é de sol pela manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite.

Segundo o Inmet, o frio intenso ocorre por conta da entrada de uma massa de ar frio pelo Oceano Atlântico. Os ventos intensos e úmidos também fazem a sensação de frio ser ainda maior.

Recorde de frio

O recorde de temperatura em Nova Friburgo este ano, no entanto, foi registrado no último dia 27, quando a cidade foi considerada a mais fria do estado, com apenas 1,8 grau.

Anteriormente, a temperatura mais baixa de 2017 havia sido registrada no dia 25, quando os termômetros marcaram 3,6 graus, seguido dos 4,9 graus marcados no dia 26.  Na ocasião, a cidade superou outros municípios da Região Serrana que também sofrem com a queda brusca da temperatura nesta época do ano. Petrópolis, marcou 6,6 graus, e Teresópolis, 7 graus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Frio | inverno | Turismo
Publicidade