O potencial esportivo de Nova Friburgo ganha contornos de beleza e singularidade com a transformação da natureza em palco para a prática do esporte. Neste domingo, 20, as trilhas da Pedra da Catarina recebem a quinta etapa do Campeonato Carioca de Downhill. Os melhores pilotos da modalidade se reúnem no município já neste sábado, 19, quando acontecem os treinos livres no mesmo local. Em ambos os dias o evento terá início às 10h.
“Se não me engano, a última vez que a cidade sediou uma etapa do Campeonato Carioca de Downhill foi no ano de 2012. A pista da Catarina é considerada a mais famosa de toda a região. Esperamos colocar a nossa cidade e essa prova dentro do nosso calendário fixo”, destaca o piloto friburguense Bruno Baeta, que competirá em busca de mais um título estadual.
São vários os fatores que fazem da Pista da Catarina uma das mais bem conceituadas do estado. Um deles é o fato de estar situada próxima ao centro da cidade, e ter um resgate 80% asfaltado para levar as bikes até o topo da pista. O percurso também reúne características atraentes para os pilotos de downhill, como o bom tempo de descida, que fica na casa dos dois minutos e 20 segundos.
“A pista possui pulos de todos os tipos, raízes, pedras, trechos rápidos, valas, curvas perfeitas, solo mais perfeito ainda, trechos mais travados, trechos de pedalada. Enfim, tem tudo o que um piloto completo necessita naturalmente”, completa Baeta.
A pista da Catarina é, de fato, reconhecida por pilotos de todo o Brasil e até mesmo do exterior. Filip Polc, piloto de nível mundial e campeão das escadas de Santos, esteve na cidade por um período para treinar junto com Bruno Baeta. Ambos escolheram exatamente o percurso que será feito pelos competidores neste domingo, 20, em Nova Friburgo.
“Ele optou pela Catarina para se preparar melhor para as escadas de Santos. A pista foi muito elogiada por Polc, que prometeu retornar ainda neste ano. Essa com certeza será a melhor etapa do campeonato. E olha que já estamos na quinta de seis”, afirma o piloto friburguense.
A pista é mantida por um pequeno grupo de pilotos da cidade, que se esforçam para ajudar na manutenção da estrutura. “No fim ficamos todos orgulhosos com os elogios dos demais pilotos de fora da nossa cidade. Isso nos dá forças para manter a pista, pois se dependêssemos do poder público e dos demais pilotos locais o espaço já teria acabado”, analisa. “Convidamos a todos para curtirem um fim de semana de muita adrenalina sobre duas rodas, no meio dessa mata paradisíaca, cheia de vida. Quem ainda não conhece o downhill vai gostar de ver os pilotos acelerando as bikes pelas trilhas desse verdadeiro paraíso.”
A primeira etapa do campeonato carioca foi realizada em Miguel Pereira, enquanto que o município de Paty do Alferes recebeu a segunda. Os municípios de Angra dos Reis e Paraíba do Sul sediaram a terceira e quarta etapas, respectivamente. A cidade que receberá a última etapa no final de outubro, logo depois desta em Nova Friburgo, ainda será definida pela organização do evento.
“Essa etapa será possível graças aos apoios das empresas locais CCM Sports e Underfloor, que investem e acreditam nos esportes de ação. Mesmo em época de crise eles deram um jeito de ajudar”, finaliza Baeta. Além do piloto, outros integrantes da equipe friburguense Abelhas confirmaram presença neste domingo.
Deixe o seu comentário