Nova Friburgo ganha livro sobre os seus 200 anos de história

Linguagem simples e ilustrações encantadoras conquistam os leitores
quinta-feira, 05 de julho de 2018
por Jornal A Voz da Serra
O livro de Vanessa Melnixenco foi lançado para o público em solenidade na Fundação Dom João VI (Foto: Ariane Valladares)
O livro de Vanessa Melnixenco foi lançado para o público em solenidade na Fundação Dom João VI (Foto: Ariane Valladares)

O livro "Nova Friburgo 200 anos: da memória do passado ao projeto de futuro" já está disponível para venda na Fundação Dom João VI. A obra narra mais de dois séculos de história, tomando como base a evolução urbana da cidade. Escrita pela historiadora Vanessa Cristina Melnixenco, a publicação foi lançada para o público semana passada, na Fundação Dom João VI.

De acordo com a autora, Vanessa Melnixenco, a obra foi produzida para despertar o interesse de novos leitores pela história de Nova Friburgo. “Este livro foi feito pensando justamente na população friburguense, principalmente nas pessoas que têm interesse em conhecer a história, já que muitas vezes, este acesso fica restrito a quem produz ou aos acadêmicos. O texto é fácil, com linguagem simples e possui muitas ilustrações para que as pessoas tenham essa aproximação com a história de forma cativante”, pontuou Vanessa.

Todos os colaboradores envolvidos neste trabalho dispensaram muita dedicação e carinho para que a publicação trouxesse o resultado alcançado. A editoração foi de Érika Castro e Luiz Diego Castro Menezes Lessa. A ilustração do livro é do artista Raimundo Peres. Como o lançamento da obra ocorreu no ano de comemoração pelo bicentenário de Nova Friburgo, todo o texto foi traduzido para o francês na sua integralidade pela coordenadora pedagógica da Aliança Francesa de Nova Friburgo, Annette Bessa.

O livro foi idealizado pelo Comitê Nova Friburgo 200 anos e a Fundação Dom João VI, e viabilizado com apoio da Lei Nacional de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).  A empresa Nova Direções, editora responsável pela publicação, atua há mais de 30 anos neste mercado. O patrocínio é do Grupo Águas do Brasil, por meio da concessionária Águas de Nova Friburgo.

A renda obtida com a venda do livro será revertida para os projetos da Fundação. Os interessados em adquirir o livro, que tem edição limitada, podem procurar a Fundação Dom João VI, na Praça Getúlio Vargas, 71, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Em breve, será produzida uma versão digital (e-book) da obra para distribuição gratuita nas escolas das redes pública e privada, democratizando assim o conhecimento sobre a trajetória de Nova Friburgo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade