Nova Friburgo celebra a Independência do Brasil

Desfile cívico-militar levou população para a Avenida Alberto Braune bem cedinho
segunda-feira, 10 de setembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
Renato Bravo passa a tropa em revista ao lado do diretor do Sanatório Naval, o capitão-de-fragata José Roberto Gomes Corrêa Macedo (Fotos: Henrique Pinheiro)
Renato Bravo passa a tropa em revista ao lado do diretor do Sanatório Naval, o capitão-de-fragata José Roberto Gomes Corrêa Macedo (Fotos: Henrique Pinheiro)

Friburguenses e turistas chegaram cedo à Avenida Alberto Braune nesta sexta-feira, 7, para assistir ao desfile cívico-militar em homenagem ao Dia da Independência do Brasil. Com participação das instituições militares e nove bandas marciais, o desfile começou às 8h, com a cerimônia de hasteamento das bandeiras em frente à sede da Prefeitura de Nova Friburgo. O prefeito Renato Bravo, o diretor do Sanatório Naval, o capitão-de-fragata José Roberto Gomes Corrêa Macedo, e o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cruz, hastearam as bandeiras do Brasil, do Estado do Rio de Janeiro e de Nova Friburgo, dando início às comemorações com a execução do hino nacional brasileiro pela banda Euterpe Friburguense.

Entre as corporações militares, desfilaram representações do Sanatório Naval, Tiro de Guerra, PM e Corpo de Bombeiros, juntamente com suas associações de veteranos, inclusive dos fuzileiros navais. Também desfilaram a Guarda Municipal, Defesa Civil, as representações das colônias e as crianças do Projeto Forças do Esporte. Na sequência, se apresentaram a banda sinfônica Campesina Friburguense e as bandas de tambores dos colégios Canadá, Odette Penna Muniz, Pontinha do Sol, Nossa Senhora das Mercês,  Educandário Miosótis e Galdino do Valle Filho, além da banda do Ponto de Cultura de Olaria e dos ex-alunos do Colégio Anchieta e do Colégio Nova Friburgo/ Fundação Getúlio Vargas.

O casal Wellington e Renata e as filhas Isabelly, de 12 anos, e Isadora, de 5, prestigiaram o desfile. A família é friburguense e atualmente vive em Rio das Ostras: “Viemos especialmente para assistir ao desfile. Esse é um momento de relembrar a infância, quando desfilamos pela escola e também de mostrar pela primeira vez para as nossas filhas um pouco dessa tradição, manter vivo esse momento”, declarou Wellington.

O prefeito Renato Bravo exaltou a participação da população e elogiou o desempenho das bandas: “Nova Friburgo talvez seja uma das poucas cidades que mantém viva essa tradição, que presta homenagem pela independência em um desfile que une o civil e o militar, mostrando união e congraçamento, mostrando que as pessoas querem participar. Parabéns às maravilhosas bandas que participaram: crianças, jovens e adultos”, disse o prefeito que, descontraído, confessou não ter esquecido a batida das bandas dos tempos de colégio.

VEJA ABAIXO GALERIA DE FOTOS DO DESFILE:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: desfile
Publicidade