Nova Friburgo adere a programa federal de fomento à atividade turística

Além de Nova Friburgo, apenas outras quatro cidades do Estado estão no Prodetur + Turismo
terça-feira, 30 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Um estudo socioeconômico feito pelo Tribunal de Contas do Estado, em 2018, revela que entre os 92 municípios do Rio de Janeiro, apenas 25 possuem centros de informação turística. Entre eles, 14 recebem recursos externos para projetos na área e apenas cinco aderiram a um programa do Ministério do Turismo que visa contribuir para a estruturação dos destinos turísticos brasileiros, pelo fomento ao desenvolvimento local e regional.

Uma das cinco cidades que aderiram ao Prodetur + Turismo é Nova Friburgo. As outras são Búzios, Japeri, Petrópolis e Vassouras. Dos 92 municípios fluminenses, 56 responderam à pesquisa. O estudo do TCE levou em consideração a divisão do Estado segundo o Plano Diretor de Turismo criado em 2001, cujo objetivo é consolidar a atividade como um dos principais setores econômicos do Rio, buscando a geração de renda, a elevação na qualidade de vida das populações locais e o incremento na captação de recursos.

O Estado do Rio de Janeiro é a segunda maior porta de entrada de turistas no Brasil, ficando somente atrás do estado de São Paulo. Com base neste plano diretor, o estado foi dividido em 12 regiões turísticas: Costa Verde, Agulhas Negras, Vale do Café, Baixada Fluminense, Metropolitana, Costa do Sol, Caminhos da Mata, Serra Verde Imperial – da qual Nova Friburgo faz parte –, Caminhos da Serra, Costa Doce, Águas do Nordeste e Caminhos Coloniais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade