Nova ETA promete acabar com a falta d’água após chuvas fortes

“As interrupções que ocorriam em períodos de chuvas torrenciais não irão mais acontecer”, garantiu superintendente de concessionária
quarta-feira, 21 de agosto de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
A nova estação de tratamento de água (Fotos: Alan Andrade)
A nova estação de tratamento de água (Fotos: Alan Andrade)

 

A concessionária Águas de Nova Friburgo inaugurou ontem, 21, as obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Debossan, no distrito de Mury, que atende a cerca de 50 mil pessoas de 16 bairros. Segundo a empresa, a nova ETA vai acabar com as interrupções do sistema de abastecimento em períodos de chuvas torrenciais. “Essa Estação de Tratamento de Água está entre as mais modernas do Brasil e com ela as interrupções que ocorriam em períodos de chuvas torrenciais não irão mais acontecer. Com o tratamento de floto-filtração conseguimos combater o problema que é uma característica desse manancial: a alteração da coloração da água após chuvas fortes”, informou João Henrique de Sá (foto), superintendente da concessionária Águas de Nova Friburgo.

Ainda de acordo com a empresa, o investimento de R$ 10 milhões vai melhorar a distribuição da água tratada na região e, consequentemente, a qualidade de vida da população. Com capacidade de tratamento de 160 mil litros de água por segundo, a ETA Debossan vai atender ao distrito de Mury e dos bairros Debossan, Ponte da Saudade, parte do Parque Imperial, Centro, Cordoeira, Braunes, Tingly, Parque São Clemente, Bela Vista, Olaria, Via Expressa, Paissandu, Vila Guarani, Perissê e Ypu.

Opinião compartilhada pelo prefeito Renato Bravo, que destacou a importância da obra para os friburguenses, que há anos cobravam uma solução para o problema da falta d’água após períodos de chuvas fortes: “Esse é um investimento na melhoria da qualidade, do aproveitamento e do reuso da água e é fundamental para o desenvolvimento de Nova Friburgo no presente e no futuro. Sem água não somos nada. Por isso considero esse um trabalho muito importante. Essa obra era desejada há muito tempo”, declarou o prefeito.

A solenidade de inauguração da ETA Debossan contou com as presenças, além do prefeito; do diretor-presidente do Grupo Águas do Brasil, Cláudio Abduche (foto); do diretor-operacional do grupo, Leonardo Rigueto e do diretor de engenharia, Jayme Aguiar, além do superintendente da Águas de Nova Friburgo, João Henrique de Sá, o vereador Luís Carlos Neves, secretários municipais e outras autoridades do município.

Tratamento da água 

A implantação do sistema de floto-filtração permite o tratamento eficiente de águas superficiais, quando estas atingem altos níveis de coloração após as chuvas fortes. O aumento de cor ocorre devido à presença de matéria orgânica na água, característica particular do manancial que abastece a ETA Debossan. Na tecnologia a ser utilizada, a separação se dará por meio da flotação com injeção de ar dissolvido.

No caso das águas do sistema Debossan, essa tecnologia é necessária, pois os flocos formados são leves e de difícil decantação. Com a floto-filtração, as partículas se moverão para a superfície do tanque e serão removidas por raspadores de lodo. O processo se completará com a filtração, a desinfecção e posterior desaguamento do lodo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: água | obra
Publicidade