No ranking da transparência, Friburgo está abaixo da média nacional

Estudo da CGU aponta falhas no portal e nos pedidos de acesso à informação no município
terça-feira, 18 de dezembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
No ranking da transparência, Friburgo está abaixo da média nacional

Nova Friburgo obteve nota 6,46, numa escala que vai de zero a 10, e ficou abaixo da média nacional no estudo anual da Controladoria Geral da União (CGU) que analisa a transparência das informações na administração pública. A cidade ficou em 17ª lugar no ranking de municípios mais transparentes do estado do Rio de Janeiro com mais de 50 mil habitantes.

Divulgada na última quarta-feira, 12, a Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° verifica o grau de cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI) 12.527/2011 e de outras normas sobre transparência nos estados e no Distrito Federal e em municípios. No total, foram avaliados 691 entes federativos – universo que abrange quase 70% da população brasileira.

A CGU analisou o Portal da Transparência da cidade (www. transparencia.pmnf.rj.gov.br) e também a outros canais de atendimento ao cidadão para a busca de informações sobre a gestão da prefeitura e da Câmara Municipal. Foi avaliado, entre julho e novembro deste ano, o trâmite das demandas, como o prazo de respostas, conformidade aos questionamentos e a opção de recurso, segundo a lei.

No portal de informações da prefeitura, os analistas da CGU não encontraram, por exemplo, a opção de busca por objeto (produto ou serviço) das licitações; o status e origem da licitação; e o ano do contrato firmado. De acordo com o órgão, a página não possibilita ainda o acompanhamento de obras públicas. Também não possui uma base de dados abertos para análise.

Durante o estudo, a CGU fez três pedidos anônimos de informações ao governo municipal, com base na LAI. Segundo o relatório, a prefeitura não respondeu ao que se perguntou, muito menos comunicou ao solicitante a possibilidade de entrar com recurso para receber as informações. Tudo isso fez a cidade obter nota abaixo da média nacional (6,50) entre os municípios do país.

Na Região Serrana, Petrópolis teve a nota mais alta

Nova Friburgo ficou atrás de cidades próximas, como Petrópolis (nota 8,63) e Rio das Ostras (7,40), mas à frente de outras, como Cachoeiras de Macacu (5,81) e Teresópolis (4,46). No estado, a mais bem avaliada foi Mesquita, na Baixada Fluminense, com nota 9,15. A cidade foi a única com nota na casa dos 9. Dez municípios fluminenses receberam nota 8, entre eles, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Valença e Macaé, por exemplo.

Entre as capitais, a Prefeitura do Rio de Janeiro obteve nota 6,77, e também ficou abaixo da média nacional (8,08) e em 23º lugar. A mais bem posicionada foi Vitória, no Espírito Santo, com nota 9,85, seguida por Recife, em Pernambuco, com 9,76; Curitiba, no Paraná, com 9,67; Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, com 9,64; e Porto Velho, em Rondônia, com 9,59.

Já por estado, a média nacional foi de 7,94. O governo do Rio de Janeiro recebeu pontuação 7,14, ficando em 21º lugar, entre os 27 estados mais o Distrito Federal. Pernambuco ocupa o primeiro lugar, com nota 9,40. Em seguida vem Rio Grande do Sul (9,29), Distrito Federal (9,15), Santa Catarina (9,09) e Goiás (9,08).

A CGU informou que os gestores públicos que discordarem das notas da Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° deverão justificar o pedido de revisão em um formulário na página do órgão, em www.transparencia.gov.br/brasiltransparente. Os relatórios do estudo podem vir a embasar recomendações ou até ações judiciais por descumprimento da lei.

Procurada nesta segunda-feira, 17, a Prefeitura de Nova Friburgo informou que “está empenhada em avaliar os motivos de ter tido uma nota aquém do esperado a fim de ter um resultado satisfatório na próxima avaliação, contudo, destaca que esta posição já representa um avanço em relação ao último ranking divulgado pelo órgão”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Governo
Publicidade