No Dia Mundial da Limpeza, voluntários “faxinam” o Bengalas

Cerca de 30 pessoas recolheram lixo da encosta do rio, no Centro da cidade
sábado, 15 de setembro de 2018
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Os voluntários atuam nas margens do Bengalas (Fotos: Henrique Pinheiro)
Os voluntários atuam nas margens do Bengalas (Fotos: Henrique Pinheiro)

 

Milhões de pessoas em 150 países unidas para limpar o nosso planeta, na maior ação cívica da história. Neste sábado, 15, o World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), reuniu cerca de 30 pessoas que se reuniram para limpar a encosta do Rio Bengalas, no Centro de Nova Friburgo.

Renata Teixeira (foto), uma das pessoas a frente do World Cleanup Day, que contou com a parceria da prefeitura, voluntários do Lions Clube, Tri ode Guerra e Águas de Nova Friburgo, arregaçou as mangas e ajudou a retirar uma grande quantidade de lixo. O clima, segundo a engenheira sanitarista e ambiental prejudicou a adesão de mais voluntários.

“Essa é a primeira vez que o evento é realizado em Nova Friburgo, mas ele já acontece no Brasil, em cidades praianas. Poderíamos ter tido uma adesão maior, mas eu entendo que ontem choveu muito e em se tratando de rio, as pessoas ficam receosas, mas mesmo com o tempo instável, deu pra limpar bastante coisa”, disse.

O secretário de Meio Ambiente, Alexandre Sanglard, esteve presente na ação. De acordo com Sanglard, o número de voluntários torna o trabalho mais eficiente. “Da altura da Rua Sete de Setembro até o edificil Itália, por conta das pessoas que estão envolvidas, a gente conseguiu realizar um bom trabalho. Por ser a primeira vez do evento em Nova Friburgo, o desejo é que as pessoas tomem gosto por fazer esse serviço”.

O Dia Mundial da Limpeza aproveita o poder de pessoas comuns para realizar coisas incríveis, unindo-se em cooperação e colaboração.  Construindo pontes entre comunidades diferentes e incluir todos os níveis da sociedade. Cidadãos, empresas e Estado.

O movimento nasceu há 10 anos na Estônia, quando 4% da população saiu para limpar todo o país dos resíduos descartados inadequadamente. Em questão de horas esse movimento capturou a imaginação das pessoas em todo o mundo, que foram inspiradas a seguirem o mesmo caminho com a mesma ambiciosa fórmula de "um dia, um País, um objetivo".

Este foi o começo de um movimento cívico global de baixo para cima, Let's Do It!  world , que se espalhou como fogo em todo o mundo. O movimento cresceu para ser o maior do seu segmento, unindo pessoas de todos os cantos para trabalharem, juntas, na limpeza do planeta.

Essa ação não é puramente sobre a limpeza do lixo, mas também trabalha para aumentar a conscientização global e implementar mudanças duradouras para acabar com a epidemia global de resíduos mal descartados, de maneira eficaz.

Como a Estônia celebra seu 100º aniversário este ano, o Dia Mundial da Limpeza de 2018 será o presente desse país para o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade