No Dia da Água, Comitê Rio Dois Rios lança documentário

“O Caminho das águas - do Caledônia a Atafona” aborda os mais diversos aspectos da bacia
quinta-feira, 22 de março de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)
A Bacia Rio Dois Rios (Divulgação)
A Bacia Rio Dois Rios (Divulgação)

O Dia Mundial da Água, nesta quinta-feira, 22, será marcado em Nova Friburgo pelo lançamento do documentário “O Caminho das águas - do Caledônia a Atafona”. Produzido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica Rio Dois Rios - CBH-R2R e pela Luau TV, o documentário contará a história da bacia que corta o município.

De acordo com os produtores da obra, a narrativa começa no alto do Caledônia, onde nasce o Rio Grande, e segue apresentando para o espectador a região por onde ele corre, até chegar a Atafona, no município de São João da Barra, onde suas águas encontram-se com o mar. O filme ainda divulga o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos e destaca o Comitê de Bacia Hidrográfica como um importante ator para a ação de melhorias da qualidade e quantidade da água dentro de uma região hidrográfica.

Em uma das expedições, a equipe de filmagem que percorreu os municípios cortados pela bacia Rio Dois Rios foi acompanhada pelo pesquisador suíço especializado em populações migratórias, Daniel Jacquerioz. Além de apresentar a bacia hidrográfica e o sistema para a população que deles se beneficia, o documentário ainda aborda a relação do homem com os recursos hídricos e a importância deles para a agricultura, pecuária, indústria, geração de energia e, claro, para a sobrevivência. Para isso, retrata os aspectos ambientais, econômicos, sociais e demográficos da região.

O documentário promete agradar em cheio os amantes da natureza e história. Isso porque, para contar a trajetória da bacia, foram registrados diversos monumentos históricos e belezas naturais de toda a região. O filme será lançado às 10h desta quinta-feira, 22, em uma das salas de cinema do Cadima Shopping. A entrada é franca, mas os convites são limitados.

Mais informações na página oficial  do filme no Facebook.

Fórum em Brasília

Desde domingo, 18, até esta sexta-feira, 23, Brasília sedia o 8º Fórum Mundial da Água, a primeira edição no Hemisfério Sul. Dada a urgência de se debater a segurança hídrica, a ONU incluiu água potável e saneamento entre os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), com metas a serem alcançadas pelas nações até 2030. Esta e outras pautas estão sendo debatidas no fórum, por cerca de 13 chefes de Estado e especialistas, políticos, acadêmicos, juristas, líderes espirituais e cidadãos comuns de mais de 150 países. O Brasil, segundo divulgação dos organizadores do evento, “contribuirá com boas práticas e avançada legislação, que assegura aos cidadãos usos múltiplos e responsabilidade sobre a água, um bem de domínio público, dotado de valor econômico e limitado”.

Em reportagem publicada em setembro de 2017 no Caderno Z, A VOZ DA SERRA percorreu as belezas e mazelas do Rio Bengalas, que corta o Centro de Nova Friburgo.

RELEMBRE AQUI A MATÉRIA, COM VÍDEO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade