Nesta quinta, dia de tapetes de sal e procissão na Alberto Braune

Serão cerca de 70 tapetes com símbolos religiosos e a identificação de cada paróquia, movimento católico, pastorais, escolas e instituições
quinta-feira, 20 de junho de 2019
por Jornal A Voz da Serra
A confecção de tapetes em anos anteriores (Arquivo AVS)
A confecção de tapetes em anos anteriores (Arquivo AVS)

Nesta quinta-feira, 20, a Igreja Católica celebra a solenidade de Corpus Christi, que é a festa da Eucaristia, o corpo de Cristo simbolizado pela hóstia consagrada. E, como tradicionalmente acontece em Nova Friburgo, serão confeccionados os tapetes de sal no Centro da cidade.

O trabalho, que une religiosidade e arte, ficará a cargo das igrejas, algumas escolas e entidades que irão utilizar toneladas de sal grosso, tinta, purpurina e muita criatividade. Depois de prontos, os tapetes de sal servirão para a passagem do Santíssimo Sacramento em procissão que acontecerá após a missa solene que será celebrada às 15h em um palanque montado na Rua Coronel Zamith, em frente à igreja de São Bento Abade.    

Os tapetes de Corpus Christi começarão a ser preparados logo cedo, antes das 6h, entre a Catedral São João Batista, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, e a igreja de São Bento Abade, passando por toda a extensão da Avenida Alberto Braune e a Rua Moisés Amélio. Serão cerca de 70 tapetes com ilustrações de símbolos religiosos e a identificação de cada paróquia, movimento católico, pastorais, escolas e instituições. Por orientação da Diocese, não são mais utilizados alimentos para compor a decoração dos tapetes, como pó de café, cascas de ovos, massas de macarrão e cereais. O trabalho artístico costuma atrair a curiosidade de muitos fiéis, moradores e turistas que fazem sempre questão de registrar os belos trabalhos em fotografias e vídeos.

Os tapetes geralmente ficam prontos ao final da manhã e permanecem em exposição até o final da tarde. A missa solene de Corpus Christi será celebrada pelo bispo  Dom Edney Gouvêa Mattoso, com a participação da maioria dos padres que integram as paróquias dos 19 municípios pertencentes à Diocese de Nova Friburgo.

Após a missa, Dom Edney conduzirá o Santíssimo Sacramento passando por cima dos tapetes de sal. No percurso ele fará uma parada em frente à prefeitura para conceder uma bênção ao município, sendo recepcionado por autoridades do Poder Executivo na escadaria do Palácio Barão de Nova Friburgo.

A procissão seguirá pela Avenida Alberto Braune ao som de cânticos católicos e orações até o palanque montado na Praça Dermeval Barbosa Moreira, onde Dom Edney concederá mais uma bêncão com o Santíssimo Sacramento por volta das 18h. Após a procissão os tapetes serão desfeitos. Segundo a liturgia da Igreja Católica, a solenidade de Corpus Christi ocorre sempre na quinta-feira após a festividade da Santíssima Trindade. O dia de Corpus Christi é feriado nacional.    

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade