Natal nas colônias de Nova Friburgo: Portugal

Famílias se reúnem para montar o presépio
sábado, 22 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Natal nas colônias de Nova Friburgo: Portugal

A montagem do presépio é um evento nas “casas portuguesas, com certeza”! Às vésperas do Natal, a família se reúne para colocar Maria, José, a vaca, o burro e os três Reis Magos, nos seus devidos lugares. Mas a figura do menino Jesus só é posta no cenário depois que todos assistem à tradicional Missa do Galo.

Em Portugal, o presépio tem um espaço especial na casa e no coração de portugueses. Há montagens de todos os tamanhos. Algumas chegam a ocupar um cômodo inteiro de casas e viram local de peregrinação de turistas e fiéis. As peças que compõem os presépios pode ser simples ou sofisticadas, com elementos barrocos e rococós. Essa cultura de reproduzir a cena do nascimento de Jesus é tão relevante que pode se tornar patrimônio imaterial da humanidade.

Os portugueses também enfeitam a casa com árvore de Natal. Lá, o Papai Noel, se chama Pai Natal. Os pais costumam contar aos filhos que o menino Jesus ajuda o Pai Natal com os presentes. As crianças normalmente recebem a prenda à meia-noite da véspera de Natal, não na manhã seguinte como acontece em outros países.

A celebração do Natal em Portugal é semelhante à do Brasil. É um momento para encontro da família e dos amigos, quando todos se reúnem para a consoada, como chamam a ceia de Natal. Comem bacalhau cozido, batatas e couve ou feijão verde com azeite. A variedade e quantidade de sobremesas é enorme: arroz doce com canela, rabanadas, broas de mel e o bolo-rei.

En Portugal, o bolo-rei tem um lugar especial nas celebrações. É um bolo em forma de coroa cheio de frutas cristalizadas e pinhões que contém uma surpresa e uma fava. Quem encontra a fava tem de pagar o bolo-rei do ano seguinte. Tudo isso regado a um bom vinho português, é claro. Ao final da refeição, todos aguardam a chegada do Pai Natal, à meia-noite. Já no dia de Natal, todos voltam a se reunir para um grande almoço, normalmente com frango, peru ou borrego assado.

Presidente da colônia: Gustavo Souza e Silva

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal | Colonias
Publicidade