Natal nas colônias de Nova Friburgo: Espanha

A festa voltada para os três Reis Magos
sábado, 22 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Natal nas colônias de Nova Friburgo: Espanha

Diferentemente de outras partes do mundo, em que a distribuição dos presentes de Natal ocorre no dia 25 de dezembro, na Espanha, as crianças esperam até 6 de janeiro para receberem os seus. Neste dia, os espanhóis celebram a chegada dos Três Reis Magos, que na tradição cristã visitaram o menino Jesus e entregaram oferendas a ele.

A figura do Papai Noel está presente no país, mas não com o mesmo destaque do trio. Em muitas cidades espanholas, pais levam seus filhos a algum ponto marcante da cidade, geralmente em frente a uma igreja, onde os ‘reis magos’ distribuem balas e outros doces e pegam as crianças no colo. É a oportunidade para que elas peçam os presentes que querem ganhar.

A chegada dos reis é feita em uma carreata. Eles desfilam em carruagens ornamentadas e são ovacionados por onde passam. A versão moderna dessa celebração conta, cada vez mais, com personagens de desenhos animados e filmes de super-heróis, que são representados por bonecos ou pessoas fantasiadas.

Na véspera do Dia de Reis, à noite, muitas famílias mantêm a tradição de deixar os sapatos ou meias na sala, junto com uma oferenda, geralmente um doce, no local onde os Três Reis Magos devem deixar os presentes. (Lá, o Papai Noel não entra pela chaminé). No dia seguinte, 6 de janeiro, as crianças despertam para, finalmente, abrirem os presentes que ganharam de Natal.

Há também o costume de comer o roscón de reyes no café da manhã, uma espécie de pão doce com recheio de creme e adornado com frutas coloridas que remetem às pedras preciosas que enfeitam as roupas desses três personagens bíblicos.

Essa é a principal diferença do Natal espanhol. Isso porque na véspera, 24, assim como em outros países, as famílias se reúnem em torno de uma mesa farta. Comem bacalhau e cabrito e a famosa sobremesa turrón, feita com mel e amêndoas. Bebem vinho, acompanhado de queijos variados. Com luzinhas espalhadas pela casa e árvore de natal, a celebração é um dia para encontros.  

Presidente da colônia:  Alex Alfaya

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal | Colonias
Publicidade