Natal nas colônias de Nova Friburgo: Alemanha

O pinheiro representa vida e esperança
sábado, 22 de dezembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Natal nas colônias de Nova Friburgo: Alemanha

O Weihnachtszeit, período de Natal Alemão, é um momento culturalmente rico e de muitas celebrações. Para Barbara Husung, alemã radicada em Nova Friburgo há 38 anos e que atua como diretora de relações internacionais do Centro Cultural Teuto Friburguense, as lembranças deste período da sua infância são repletas de tradições, algumas inclusive trazidas e celebradas no município pelos descendentes dos primeiros colonos.

“As celebrações começam no último domingo de novembro, com o Advento, que significa a chegada. Neste período as pessoas se preparam para a vinda de Jesus, seu nascimento, o Heiliger Abend (Santa Noite). A Adventskranz (coroa do Advento), em cada domingo que antecede o Natal é acesa uma vela, totalizando quatro velas ao final do período. Essas guirlandas são geralmente de ramos de pinheiros, porque na cultura germânica o pinheiro representa vida e esperança”, conta Barbara.

As feiras natalinas, chamadas Weihnachtsmärkte, são muito populares e anualmente atraem moradores e turistas. Outra tradição é o calendário do Advento, um calendário que vai do dia 1º até o dia 24 e cada data tem uma janelinha, que ao ser aberta revela uma surpresa em forma de chocolate, pequenos enfeites e brinquedos.

O Dia de São Nicolau também é lembrado em toda a Alemanha. Comemorado em 6 de dezembro, é tradição entre as crianças colocar sapatinhos atrás da porta e aguardar os presentes, que são dados àqueles que tiveram bom comportamento.

“Nicolau foi um bispo que nasceu na cidade de Myra, na Turquia. Ele sempre foi muito generoso com as crianças. Ele é considerado o verdadeiro Papai Noel, mas ao contrário da figura popular, nosso Nicolau usa vestes brancas, como os bispos”, conta Barbara.

Segundo Barbara, o dia 24 é o mais importante do Natal, pois é quando as famílias se reúnem. Tradicionalmente, a árvore de Natal é decorada somente neste dia e fica armada até 6 de janeiro, Dia de Reis. São considerados feriados o dia 25, e também 26, considerado dia de descanso, chamado Weihnachtstag.

“Aprecia-se o clima natalino tomando glühwein (vinho quente), já que nesta época do ano faz muito frio na Alemanha. Outro símbolo do Natal é o christstollen (pão de nozes e frutas secas, revestido com açúcar de confeiteiro). A ceia não é tão rica como aqui no Brasil, mas temos alguns pratos tradicionais, como o pão de frutas e nozes e o gänsebraten (ganso assado com repolho roxo)”, lembra Barbara Husung.

Presidente da colônia: Edmilson Schineider

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Natal | Colonias
Publicidade