Músicos brasileiros radicados na Suíça fazem turnê no Brasil

Friburgo terá três apresentações do concerto “Je chante mon pays”
sexta-feira, 03 de janeiro de 2020
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
Músicos brasileiros radicados na Suíça fazem turnê no Brasil

Em 2019, Nova Friburgo promoveu uma série de eventos para lembrar o bicentenário da imigração suíça na cidade. Mas as celebrações não param e seguirão em 2020. Neste início de ano está prevista uma série de apresentações de música sacra barroca do século XVI, com o teorbista Daniel de Morais e a soprano Rhaissa Cerqueira, membros e fundadores do duo Mnemusik. Será a primeira vez que os músicos brasileiros radicados em Fribourg, se apresentarão em Nova Friburgo.  

O Mnemusik fará ao todo dez apresentações em solo brasileiro, sendo três delas em Nova Friburgo – todas com entrada gratuita: a primeira no sábado, 4, a partir das 18h, na Catedral São João Batista, no Centro. No dia seguinte, mais duas apresentações: 10h, novamente na Catedral São João Batista - em que os músicos participarão da missa; e às 16h30, no auditório Pierre Kaelin, na Casa Suíça, em Conquista, no distrito de Campo do Coelho, em homenagem aos 200 anos da chegada dos primeiros suíços à Nova Friburgo.

“Serão apresentações únicas. O grupo é especializado em música barroca, renomado e respeitado na Europa e em outros continentes. Além do talento e experiência, os músicos trazem a sensibilidade para suas apresentações. Vale a pena prestigiar e conhecer o Mnemusik. É música de qualidade com sensibilidade para nos brindar e iniciar o ano de 2020 em alto estilo”, disse Elisabeth de Castilho, membro da diretoria da ANFF, IFNF e Colônia Suíça.

No entanto, a turnê brasileira do Mnemusik terá início antes, já no primeiro dia de 2020, com uma apresentação em Tiradentes, Minas Gerais. No dia seguinte os músicos farão nova apresentação na cidade e, nesta sexta-feira, 3, irão se apresentar na Igreja de Santa Rita de Rio Negro, em Euclidelândia, distrito de Cantagalo. Do dia 8 à 11 de janeiro, o duo Mnemusik fará mais quatro apresentações para encerrar a turnê, em São Paulo – no Sesc e na Catedral da Sé – e em São Miguel Paulista, no interior de São Paulo.

As três apresentações em Nova Friburgo são promovidas pela Associação Nova Friburgo – Fribourg (ANFF), pelo Instituto Fribourg - Nova Friburgo (IFNF) - Casa Suíça, e pela Colônia Suíça de Nova Friburgo.  

Sobre o Mnemusik

Formado em 2010, o Mnemusik é um grupo especializado em música barroca que percorre toda a Europa – e também outros continentes – para apresentar concertos nos mais renomados palcos e festivais. Depois de sete anos longe dos palcos da América do Sul, os fundadores e responsáveis pelo grupo se apresentarão em Minas Gerais (Tiradentes), Rio de Janeiro (Nova Friburgo) e São Paulo (capital e São Miguel Paulista).

Os músicos

A soprano Rhaissa Cerqueira se formou em canto lírico pela Universidade Federal de Minas Gerais e fez bacharelado e mestrado em canto barroco na Escola Superior de Música de Genebra. Rhaissa é co-fundadora e diretora do grupo Mnemusik e, paralelamente à sua carreira de solista, é regente e professora de canto, dirigindo diversos coros na Suíça.

Já o teorbista Daniel de Morais (teorba, instrumento de cordas) colabora como continuísta e solista com diversos e renomados grupos e orquestras especializadas em música antiga e se apresenta regularmente nos maiores festivais da Europa. Daniel é co-fundador e diretor do grupo Mnemusik e também dirige coros.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: 200 anos | Música
Publicidade