Motoristas reclamam de falta de vagas para vistoria no Detran-NF

Agendamento estaria disponível apenas para cidades vizinhas como Cordeiro e Cachoeiras de Macacu
terça-feira, 06 de março de 2018
por Karine Knust (karine@avozdaserra.com.br)
Motoristas reclamam de falta de vagas para vistoria no Detran-NF

O ano pode até ser novo, mas a verdade é que os problemas parecem ser os mesmos já conhecidos por boa parte da população. No posto de vistoria do Detran de Nova Friburgo, por exemplo, todo ano é a mesma coisa. Basta o agendamento para o licenciamento anual de veículos começar para se multiplicarem as reclamações de quem não consegue marcar o serviço na cidade.

O empresário friburguense Maicon Sales é um dos muitos motoristas que têm encontrado dificuldades para agendar a vistoria. “Estou tentando arrumar vaga há um mês e não consigo. As opções mais próximas são em Cordeiro ou Cachoeiras de Macacu”, afirma ele. A estudante Késsila Mozer também tem enfrentado problemas: “Estou tentando marcar a vistoria da moto desde o começo de janeiro. Não consigo vaga nem para transferência”, reclama a jovem.

Com tanta dificuldade para conseguir um horário no posto do Detran, há quem esteja optando por pegar a estrada para tentar regularizar o licenciamento do carro em cidades vizinhas. “Marquei a minha vistoria para sábado em Macuco, não consegui nada aqui em Friburgo e nem em Cachoeiras de Macacu. Só tinha vaga para Cordeiro e Macuco. Como não posso esperar muito, por ser transferência, marquei por lá mesmo. Foi o jeito”, conta o vendedor Maycon Ouverney.

E parece que os problemas não estão relacionados apenas a vistoria. “Tive que fazer a transferência para o meu nome em Cordeiro. Aliás, não sei porque ainda tento realizar algum serviço aqui”, reclama o cinegrafista Oduvaldo Júnior, ressaltando os transtornos causados pela falta de vagas: “Fora o combustível, ainda é preciso gastar com dois pedágios, ida e volta”, afirma. O balconista Rafael Ferreira também precisou agendar a renovação da carteira de habilitação em Cordeiro devido a falta de vagas em Nova Friburgo. “Fiquei quase um mês tentando marcar aqui e não consegui”, conta.

Em nota enviada à redação de A VOZ DA SERRA, o Detran informou que são abertas diariamente aproximadamente 300 vagas para agendamento de vistoria anual no posto de Nova Friburgo. O órgão ainda admitiu que vem “identificando aumento na demanda”, por isso, está retomando o mutirão Detran Presente na Região Serrana para ampliar o atendimento. O Detran não esclareceu, porém, se a ação chegará a Nova Friburgo, afirmando apenas que datas e locais que ainda serão definidos. Também não foi informado se a unidade do município contará com atendimento noturno este ano.

Calendário de vistorias 2018

Os automóveis com placas com final 0 e 1 têm até 31 de maio para serem submetidos à inspeção nos postos de vistoria espalhados por todo o estado. Já aqueles veículos cuja numeração de placa tenham finais 2 e 3 devem ser vistoriados até 30 de junho. Os que terminam em 4 e 5 têm o dia 31 de julho como fim do prazo para a realização do serviço. Em seguida, os automóveis cujas placas têm como finais 6 e 7 devem ser levados aos postos de vistoria até 31 de agosto. Por fim, os veículos com placas que terminam com os números 8 e 9 têm que ser inspecionados até 29 de setembro.

Em Nova Friburgo, o posto do Detran fica no trevo de Duas Pedras. Vale destacar que o agendamento deve ser feito pelo site do Detran, www.detran.rj.gov.br ou através do telefone 0800-0204040.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade