Morango cultivado em Friburgo vai ganhar novos mercados

Produtores ganham recursos da Fundação Banco do Brasil para comprar caminhão e estrutura para estufas
sábado, 26 de maio de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O cultivo de morangos em Nova Friburgo (Divulgação)
O cultivo de morangos em Nova Friburgo (Divulgação)

A Associação dos Agricultores Familiares Produtores de Morango de Nova Friburgo (Amorango) vai receber R$ 400 mil da Fundação Banco do Brasil para melhorar a estrutura de produção e comercialização do fruto. O convênio foi assinado na última terça-feira, 22, no gabinete do prefeito Renato Bravo.

Com o recurso, os produtores vão adquirir arcos necessários para a cobertura das estufas, onde são cultivados morangos suspensos (sem contato com o solo). A produção do fruto no sistema semi-hidropônico reduz o uso de agrotóxicos e a incidência de pragas. Os agricultores também vão comprar com o dinheiro um caminhão com baú frigorífico para o transporte da produção.

“O morango é sensível ao calor e com o caminhão conseguiremos transportá-lo a locais mais distantes, conquistando novos mercados e podendo aumentar a produção”, prevê Fernando Hottz, presidente da Amorango, que tem 40 produtores associados e produz cerca de 700 toneladas da fruta por ano. Há plantações no distrito de Campo do Coelho, em localidades como Barracão dos Mendes e Alto de Salinas, Córrego Dantas e também no distrito de Amparo.

Os produtores já haviam recebido recursos do Banco Mundial, através do Programa Rio Rural, para adquirir substratos para a produção do morango suspenso. No fim do ano passado, a Fundação Banco do Brasil lançou um edital para financiar empreendimentos em agroecologia pelo país e, com auxílio de uma equipe da agência do banco em Nova Friburgo, a Amorango inscreveu uma proposta e foi uma das 60 iniciativas contempladas.

Para Elisson Alves, gerente de relacionamento do BB e que teve a iniciativa de inscrever o projeto, a parceria vai aumentar a qualidade dos morangos, diminuir o uso de agrotóxicos e reduzir a utilização de água, além de valorizar a agricultura familiar vai ampliar a participação de mulheres e dos jovens no trabalho do campo.

“Essa parceria vai beneficiar também quem utiliza os morangos para produção de doces, geleias e outros produtos. Também permitirá maior exposição da marca e valorização de todos os participantes diretos e indiretos da cadeia produtiva. Importante salientar que não haverá custos para associação”, afirmou.

Durante a assinatura do convênio, o gerente geral do BB em Nova Friburgo, Wellington Jaccoud, destacou que a aprovação do projeto foi possível porque a associação está regularmente constituída e organizada. “A Amorango é Nova Friburgo. Parabenizo todos pela organização, pelo trabalho do dia a dia que a gente sabe que é maçante, e a gente tenta dar uma condição melhor para vocês com esse projeto”, disse.

O secretário municipal de Agricultura, Miguel Schuenck, e o prefeito Renato Bravo, comemoraram a iniciativa. “Essa é uma parceria que nos honra muito. O Banco do Brasil vai fomentar na economia um produto tipicamente friburguense, com a maior produção hoje do estado do Rio de Janeiro, de qualidade, e feito por produtores da terra”, afirmou Bravo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade