Moradores da Ponte Branca fazem protesto contra falta de ônibus

Grupo chegou a interceptar dois coletivos da Faol no acesso ao Stucky. Comunidade está sem transporte desde dezembro
quarta-feira, 05 de setembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
O protesto com cartazes (Fotos da leitora Mariana Eller)
O protesto com cartazes (Fotos da leitora Mariana Eller)

Moradores da localidade Ponte Branca interceptaram dois ônibus na manhã desta quarta-feira, 5, em protesto pela desativação de uma linha urbana que passava por lá. Desde dezembro, os moradores precisam caminhar cerca de uma hora a pé até os loteamentos Toledo ou Colonial 61 para embarcar em algum coletivo para o Centro.

O protesto começou por volta das 9h, na entrada do Stucky. Um ônibus que ia para o Centro e outro que voltava de lá foram impedidos de seguir viagem pelos manifestantes. Com cartazes, cerca de dez moradores reclamaram da retirada da linha Centro-Vargem Alta, via Fazenda Bela Vista, que passava pela Ponte Branca.

De acordo com moradores, a linha foi desativada em meados de dezembro por causa do péssimo estado de conservação da Estrada João Heringer. A empresa Friburgo Auto Ônibus (Faol) passou a operar somente com a linha Centro-Vargem Alta, via Stucky, em caráter experimental. A medida, porém, deixou a Ponte Branca sem transporte público. Moradores protocolaram uma queixa na prefeitura e, segundo eles, alguns reparos foram realizados na estrada, mas a linha de ônibus Centro-Vargem Alta, via Fazenda Bela Vista, ainda não voltou a operar, isolando a população de Ponte Branca.

O que diz a empresa Faol  

Em nota, a Faol afirmou que a Estrada João Heringer, por onde a linha passava, estava intransitável e a empresa teve que promover alterações para atender as localidades da região. “Diante da solicitação, a empresa está analisando a melhor forma de atender à maior parte da população local, já que o trecho descoberto não apresenta demanda regular”.

Já a prefeitura confirmou que recuperou a estrada. “A ação aconteceu há cerca de 45 dias e atendeu o trecho desde as Braunes até Vargem Alta, numa extensão aproximada de 30 km. Assim, a estrada está novamente com condições seguras de trafegabilidade”. A Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana e a Subsecretaria de Serviços Concedidos informaram ainda que não autorizaram qualquer alteração na linha em questão.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Protesto
Publicidade