Moradores contam: estrada que liga Mury a Lumiar tem 56 buracos

DER planeja melhorias na RJ-142. No Stucky, mutirão em dezembro planeja asfaltar principal via do bairro
sábado, 23 de novembro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
Técnicos vistoriam rachadura no asfalto
Técnicos vistoriam rachadura no asfalto

 

s moradores dos distritos de Mury, São Pedro da Serra e Lumiar estão cansados de esperar por melhorias na rodovia RJ-142. Há anos eles clamam por obras, em vão. E agora com a proximidade da época de chuvas fortes, a preocupação aumenta. Segundo os moradores, somente no trecho de aproximadamente 25 quilômetros entre o trevo de Mury e o centro de Lumiar existem 56 buracos.

“Diariamente pneus de carros estouram na estrada ou ocorrem outros tipos de danos ao veículo. A estrada está perigosíssima. Tá feia a coisa. E o problema só tende a crescer. Agora começa a época de chuvas, a quantidade de buracos vai aumentar e os que já existem estão aumentando de tamanho a cada tempestade.”, disse Humberto Bronzo, morador do Stucky.

Humberto tem uma imobiliária em Lumiar e utiliza a estrada todos os dias para ir e voltar ao trabalho. Morador da região há mais de 15 anos, ele explica que o problema vem se agravando e já passou da hora das autoridades resolverem a situação. Segundo o corretor, as chances de um acidente aumentam à noite. Ele mesmo afirma que não passa pela estrada depois que anoitece”, conta. 

“À noite eu não ando. Tenho medo. A possibilidade de cair em um buraco, quebrar o carro e ficar ali na estrada, no meio da noite, sem algum tipo de ajuda é grande. Boa parte do trecho não tem sinal de telefone. Não há bombeiros. Esse fim de ano muitos turistas passam por ali, não conhecem a estrada e correm risco”, relatou.

Melhorias previstas

Responsável pela conservação de quatro estradas não pedagiadas que cortam Nova Friburgo (RJs 142 - Serramar, 130 - Terê-Fri, 148 (Carmo) e 150 (São José do Ribeirão), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que vai reativar, no próximo mês, um contrato de locação de equipamentos e serviços para realizar as intervenções de conservação da rodovia e de manutenção de asfalto.

 Asfaltamento no Stucky

O bairro Stucky, que fica às margens da RJ-142, está prestes a receber obras de melhorias da sua principal rua. De acordo com informações dos moradores da região, um mutirão será realizado no dia 14 de dezembro, um sábado, para nivelar e pavimentar trechos sem pavimentação da via. Cansados de esperar pelo calçamento que nunca chegou, os moradores se reuniram para angariar recursos para as obras.

Além da “vaquinha” de vários moradores e comerciantes da localidade, o empresário Márcio Branco, que mora na região e já asfaltou boa parte do mesmo trecho, também terá participação importante. Ele irá ceder a mão de obra, material, maquinário e material. Após o serviço, a comunidade vai oferecer um churrasco para todos que atuarem no trabalho de melhoria da via no Stucky. A previsão é de que a Estrada do Stucky seja alargada e ter boa parte do seu trecho principal recapeado, podendo receber uma camada de saibro ou até mesmo ser asfaltada. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra | Trânsito
Publicidade