Montanhe-se: jornalista friburguense cria projeto de educação ambiental

Iniciativa visa promover entretenimento e conscientização, além dos próprios circuitos de montanhismo
sábado, 14 de setembro de 2019
por Fernando Moreira (fernando@avozdaserra.com.br)
(Fotos: Divulgação)
(Fotos: Divulgação)

Com tantas montanhas, picos, trilhas e cachoeiras, Nova Friburgo é a cidade do montanhismo, certo? Não, pelo menos por enquanto. Na busca por engajamento para a preservação do meio ambiente e o empoderamento do estilo de vida das cidades de montanha, a jornalista friburguense e amante da natureza, Christiane Mussi, idealizou o projeto Montanhe-se, que na última quinta-feira, 12, promoveu um mutirão ecológico no Mirante Suíço, no alto do bairro Suíço, próximo ao Centro.

Apesar da facilidade de acesso e do visual deslumbrante, o espaço é mal utilizado pelos frequentadores. Também não há infraestrutura turística, como lixeiras, bancos ou placas informativas. Para chamar atenção sobre a preservação e divulgação do Mirante - que tem potencial para se tornar uma praça suspensa como ponto turístico de Nova Friburgo -, o projeto Montanhe-se, em parceria com o Coletivo Revira, o Super Sementes, a Safo Filmes e as cervejarias Pontal e Alpendorf, recolheram o lixo espalhado e plantar no local a semente da preservação.

“Como pode alguém subir um pico para apreciar um mirante de montanhas e largar seu lixo para trás? A culpa é do lugar que não tem lixeiras, ou das pessoas que não tem educação? Apreciar uma montanha não envolve depredar o meio ambiente e sujar o espaço público. Esses locais, assim como as pessoas, merecem respeito”, afirmou Christiane, do Montanhe-se.

E a quantidade de lixo recolhido pelo grupo impressionou. Em apenas uma tarde de mutirão foram retirados do meio ambiente dez sacos grandes de lixo, com descartes de todo tipo, especialmente garrafas de plástico e de vidro, copos plásticos, diversas embalagens, papel, bitucas de cigarro, preservativos, roupas e até calçados.

"Frequento aquela região e ver como uma ação rápida deu um resultado espetacular foi incrível. Começamos a limpar no meio da tarde e no pôr do sol o lugar já parecia outro. O importante agora é manter limpo", disse o videomaker Diego Taná, que participou do mutirão.

O Montanhe-se

Com o objetivo de fortalecer o montanhismo na região unindo esferas importantes como turismo, esporte, entretenimento, meio ambiente e comércio, o projeto visa promover atividades de entretenimento e bem estar, assim como conscientizar a população sobre educação ambiental. O Montanhe-se irá criar e promover circuitos de montanhismo integrados focando na organização e informação turística, meio ambiente, interação com a natureza e com as pessoas. Mais informações podem ser obtidas em @montanhe_se.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: educação ambiental | montanhismo
Publicidade