Missas abrem programação da Semana Santa em Friburgo

Sexta tem procissão e no sábado, celebração à noite com a catedral iluminada apenas por velas
quinta-feira, 18 de abril de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Missas abrem programação da Semana Santa em Friburgo

A Missa do Crisma, às 10h, deu início nesta quinta-feira, 18, às celebrações da Semana Santa pela Diocese de Nova Friburgo. A missa, presidida pelo bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, teve a participação de todos os padres da Diocese. Nela foram feitas a renovação das promessas sacerdotais de todos os padres e também a bênção dos santos óleos, dos catecúmenos e do crisma. Após a bênção, esses óleos são entregues aos padres para serem utilizados nas igrejas em todas as celebrações do batismo, unção dos enfermos e crisma.

Às 19h desta quinta será celebrada, também por Dom Edney, na catedral, a Missa da Ceia do Senhor, que relembra o último encontro de Jesus Cristo com seus 12 discípulos antes de sua condenação, crucificação e morte. Nesta missa, o bispo também  lembra o exemplo de humildade de Jesus lavando os pés de 12 homens da comunidade que representarão os discípulos, neste ato. Após a missa, haverá vigília eucarística do Santíssimo Sacramento até a madrugada.

Nesta sexta-feira da Paixão, 19, não são celebradas missas. Os fiéis católicos são convidados a comparecerem às igrejas para participar das vigílias, via-sacra, relembrando a via dolorosa de Jesus, da condenação ao calvário, e da liturgia da cruz.

Até as 14h45 tem sequência a vigília eucarística com participação dos fiéis e integrantes de pastorais e pausa ao meio dia para Via Sacra. Às 15h acontecerá a celebração da Paixão de Jesus, com adoração da santa cruz e distribuição da comunhão, com o bispo. Em seguida, às 18h, será realizada a procissão do Senhor Morto, pelas ruas adjacentes à catedral culminando com o Sermão das Setes Palavras, no palanque montado na Praça Dermeval Barbosa Moreira.        

Já neste sábado de Aleluia, 20, às 21h, Dom Edney presidirá, na catedral, a Solene Vigília Pascal com a bênção do fogo e as liturgias da luz, da palavra, batismo e eucarística durante a Missa do Sábado Santo. É pedido aos fiéis para levarem velas, pois grande parte da celebração é feita com as luzes da igreja apagadas.

No domingo de Páscoa , 21, haverá missa solene presidida pelo bispo, às 10h, na catedral. Também serão celebradas neste dia missas de Páscoa às 17h e 19h.   

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade