Ministério da Agricultura esclarece dúvidas de cervejeiros

Exigências nas instalações artesanais, critérios para registros de receitas e formalização das marcas foram temas de encontro
quinta-feira, 02 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Ministério da Agricultura esclarece dúvidas de cervejeiros

Com o objetivo de incentivar a expansão de um dos segmentos de destaque na economia de Nova Friburgo e região, as secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveram um encontro entre os produtores do polo de cerveja artesanal e representantes da Superintendência Federal de Agricultura no Estado do Rio, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A reunião ocorreu esta semana na Associação Comercial e Industrial de Nova Friburgo (Acianf).

No encontro, que foi realizado a pedido do prefeito Renato Bravo, foram esclarecidas dúvidas sobre as exigências nas instalações dos núcleos de produção de cervejas artesanais, os critérios para registros de receitas e a formalização das marcas.  Eduardo Alves, chefe do Serviço de Inspeção e Fiscalização, explicou que a fiscalização deve ser sempre complementar à produção e é fundamental tirar as dúvidas que surgem neste processo. “Alguns questionamentos são recorrentes e outros são bem específicos. Para sanar todas as dificuldades ficou combinado que os produtores de cerveja irão elaborar um questionário e encaminhá-lo ao nosso setor”, disse Eduardo.

O superintendente do Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro, Gilberto Alencar, salientou que a importância do encontro vai além de tirar dúvidas, pois tem o propósito também de desmistificar que o setor é burocrático.“A legislação, às vezes, tem algumas subjetividades, porém estamos à disposição para ajudar o setor. Os documentos que os produtores irão pautar uma discussão interna para uniformizar as resoluções e facilitar as respostas das futuras demandas que virão”, explicou Gilberto sobre o roteiro padronizado que será viabilizado a partir destes questionamentos e que servirá de modelo para todo o estado. 

Com essa iniciativa, Nova Friburgo mais uma vez promove debates que resultam em modelos que são aplicados nos restante do estados. No encontro foi destacado também que o Sebrae elaborou uma cartilha de legalização de cervejarias que multiplica conhecimentos fundamentais para quem deseja começar neste ramo.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade