Mesmo com ambulância em São Pedro, homem passa mal e fica sem socorro

Plantonistas responsáveis pela UTI móvel não foram encontrados por telefone no domingo
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Homem que passou mal em São Pedro da Serra teve que ser levado em carro de passeio ao Hospital Raul Sertã (Foto: AMA-Lumiar)
Homem que passou mal em São Pedro da Serra teve que ser levado em carro de passeio ao Hospital Raul Sertã (Foto: AMA-Lumiar)

Dois dias depois de a Prefeitura de Nova Friburgo entregar uma ambulância 24 horas aos moradores de Lumiar e São Pedro da Serra, um homem passou mal no último domingo, 17, na região e ficou sem socorro. Os plantonistas responsáveis pela ambulância não foram localizados e a vítima teve que ser levada em um carro particular para o Hospital Municipal Raul Sertã, que fica a 50 minutos dos distritos. O homem sobreviveu.

De acordo com a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (Ama Lumiar), Silvia Faltz, o homem passou mal em São Pedro por volta das 14h30, mas ninguém conseguiu localizar o motorista e o enfermeiro de plantão. Ligaram para o 192 e a atendente informou que a ambulância estava em Lumiar. “O veículo estava, na verdade, em São Pedro. Será que a secretaria de Saúde não avisou que o veículo ficaria lá até a reforma do posto de Lumiar?", questionou.

Na última sexta-feira, 14, a própria prefeitura informou em nota, após a entrega da ambulância, que o veículo ficaria estacionado em uma garagem, em São Pedro da Serra, até o término das obras no posto de saúde de Lumiar. A reforma no telhado da unidade, porém, ainda não começou, porque os atendimentos do posto precisam ser transferidos, temporariamente, para outro local. O contrato de locação do novo espaço está sendo finalizado.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou nesta segunda-feira, 17, que o motorista da ambulância não foi encontrado “por total falta de comprometimento dele. Foram feitas diversas tentativas de contato com o profissional, sem sucesso. O motorista, concursado, alegou que estaria formatando o celular no momento das chamadas, por isso, não atendeu”.

A prefeitura ainda repudiou veementemente a atitude do servidor e disse que vai abrir um procedimento administrativo interno para apurar a conduta dele. Informou também que este profissional não vai mais atuar em Lumiar e São Pedro da Serra, sendo substituído por outro profissional, para que não ocorram novas falhas.

“A Secretaria de Saúde reforça que não poupou esforços para oferecer estrutura de trabalho às equipes da ambulância nos distritos: disponibilizou toda a logística de móveis e utensílios para que tanto motoristas, como enfermeiros, pudessem ter condições de conforto e de trabalho. A secretaria informa que o paciente em questão encontra-se internado no Hospital Raul Sertã. Vale destacar que uma ambulância, que estava no pátio do Raul Sertã, foi ao encontro do paciente e concluiu a remoção até o hospital”, fiz a nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade