Mendonça e Mário Mello são destaques no Brasileiro para Amputados

Equipe do Audax contou com a presença dos dois friburguenses: terceira colocação no nacional
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016
por Vinicius Gastin
Mendonça e Mário Mello são destaques no Brasileiro para Amputados

Dois nomes conhecidos no esporte municipal brilharam na edição deste ano do Campeonato Brasileiro de Futebol para Amputados. A competição aconteceu em novembro, na cidade de Mogi das Cruzes, no interior de São Paulo. O técnico Luiz Mendonça e o craque Mário Mello, tetracampeão mundial com a seleção brasileira na modalidade, defenderam o Audax, de São Paulo, e alcançaram o terceiro lugar no nacional.

“Ficamos muito perto de conquistar o segundo lugar. No entanto, na última partida em que vencíamos, levamos um gol e acabamos empatando. Mas valeu pela experiência. Todos gostaram da nossa participação, e ela pode render uma parceria duradoura”, avalia Mendonça.

De fato, o Audax propõe a Mendonça e a Mário contratos para novos desafios em breve. No Campeonato Brasileiro para Amputados, além do Audax São Paulo, outras sete equipes participaram: Aparecidense (Goiás), AMDA (Minas Gerais), Adefgo (Goiás), São Paulo (SP), Corinthians/Mogi (Mogi das Cruzes), Instituto Só Vida (Mogi das Cruzes) e Adesul (Ceará). A competição foi disputada em sistema de pontos corridos, onde todos jogaram contra todos. O maior pontuador foi o grande campeão, sendo o Audax o terceiro a marcar mais pontos. A equipe de Mendonça e Mário começou bem, com duas vitórias, um empate e uma derrota.

Na estreia, a equipe venceu o Aparecidense (Goiás) por 4×0, com direito a exibição de gala do artilheiro Mário Mello, que balançou as redes duas vezes. Na segunda partida a estrela do jogador friburguense brilhou novamente. Mário Mello marcou outros dois gols na vitória do Audax por 5×0 sobre o AMDA (Minas Gerais). No terceiro jogo, contra o Adefgo (Goiás), o Audax teve o primeiro tropeço na competição. No empate por 1×1, o gol dos paulistas foi marcado novamente por Mário Mello. No quarto jogo, contra o todo-poderoso Corinthians/Mogi, o Audax perdeu por 3×1 e sofreu a primeira derrota na competição.

A equipe paulista era apontada como uma das favoritas à conquista do título, mas teve que enfrentar outros adversários de peso, como o próprio Corinthians/Mogi, atual campeão Brasileiro, Paulista, da Copa do Brasil e do Torneio Superação.

A história dos friburguenses

Mário Mello e Luiz Mendonça são figuras conhecidas no meio esportivo de Nova Friburgo e região. Mário, inclusive, fez carreira que o consagrou também no cenário internacional do futebol para amputados. Vítima de uma doença, o atleta é amputado desde os 17 anos de idade, e encontrou no esporte uma das maiores motivações para dar continuidade à sua vida. O talento e a força de vontade conduziram Mário Mello a uma trajetória vitoriosa no futebol. O friburguense participou da conquista de inúmeros títulos na modalidade para amputados, como o tetracampeonato mundial com a Seleção Brasileira. Em uma dessas campanhas, em 2005, foi eleito também o melhor jogador do mundo e artilheiro da Copa. Mário também coleciona diversos títulos brasileiros e da Copa do Brasil, quase sempre ostentando também o posto de artilheiro das competições.

Mas não é só no futebol que Mário Mello é exemplo de superação e capacidade. O atleta acumula outras conquistas importantes em esportes diversos, como o fato de ser o primeiro campeão brasileiro de kart adaptado e vice-campeão paralímpico de vôlei em 2005, mesmo ano que também conquistou o Mundial de Futebol.

Já o técnico Luiz Mendonça é conhecido, fundamentalmente, pelo trabalho como técnico nas divisões de base do Friburguense. O treinador comandou praticamente todas as categorias inferiores, como infantil, juvenil e juniores. Mendonça também foi auxiliar-técnico de Gérson Andreotti no time profissional e chegou a comandar a equipe principal na disputa da Copa Rio 2013. Além disso, também trabalhou durante algum tempo nos EUA em escolinhas, e já foi técnico da Seleção Brasileira para Amputados em diversas oportunidades.

Foto da galeria
Grande nome da modalidade, Mário Mello é tricampeão mundial com a Seleção Brasileira para Amputados
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade