Márcia Lobosco lança livro nesta sexta na Academia de Letras

Obra se baseia nas pérolas negras do magistério friburguense
quinta-feira, 21 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Márcia Lobosco lança livro nesta sexta na Academia de Letras

Nesta sexta-feira, 22, às 19h, a professora e escritora Márcia de Souza Silva Lengruber Lobosco lança na Academia Friburguense de Letras (AFL), na Praça Getúlio Vargas, 57, anexo à Fundação Dom João VI, o livro “A Suíça Brasileira não é aqui: construção identitária de professoras no Município de Nova Friburgo”, que é uma transcrição de sua dissertação de mestrado. O livro publicado pela editora Sagga é resultado de grandes esforços, perseverança e, principalmente, amor à área da atividade humana em que Márcia está inserida: o magistério.

A dissertação foi elaborada no Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do Centro Suckow da Fonseca, entre 2013 e 2015. Nesse período, Márcia enfocou sua pesquisa nas narrativas e memórias de duas professoras negras que trazem em sua história relatos de superação, decorrentes da construção da identidade do povo brasileiro, ou seja, da forma como foi constituída a estrutura econômica do país. Também serviu de base para o texto, os diversos modos em que o preconceito racial se manifestou ao longo dos anos, décadas e séculos na cultura brasileira.

Márcia aborda ainda em sua obra a rígida estrutura de estratificação social, que criou imensas dificuldades para a ascensão social dos negros. “Em todos os sentidos, o negro foi diferenciado e discriminado. Entretanto, não houve grupo social que não se tenha utilizado do seu trabalho para fazer sua trajetória histórica. Assim, os negros, foram e são determinantes na configuração da sociedade brasileira. E a história de Nova Friburgo se mescla com a do Brasil”, atesta a escritora.

Através das narrativas autobiográficas, Márcia Lobosco mostra como foi construída a identidade profissional das professoras negras em Nova Friburgo.  “Nossa cidade lhes deve reverências, uma vez que deixaram registros de amor e dedicação em cada sala de aula das tantas escolas da nossa região”, continua a escritora.

Foto da galeria
Márcia Lobosco, autora do livro
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Lançamento de livro | AFL
Publicidade