Mais médicos recebe inscrições para vagas remanescentes até esta sexta

Em Nova Friburgo, das 13 vagas oferecidas, duas ainda não foram preenchidas
sexta-feira, 21 de dezembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
Mais médicos recebe inscrições para vagas remanescentes até esta sexta

O Ministério da Saúde abriu nesta quinta-feira, 20, as inscrições para as vagas remanescentes do programa Mais Médicos. Ao todo, 2.448 não foram preenchidas em todo o país. Em Nova Friburgo, das 13 vagas oferecidas, duas continuam abertas. O prazo para inscrição termina nesta sexta-feira, 21, em maismedicos.saude.gov.br.

De acordo com o governo, podem se inscrever médicos brasileiros ou estrangeiros com registro no Brasil. Não poderão participar deste novo edital os médicos que desistiram do processo anterior. Estão disponibilizadas 2. vagas em 1.177 municípios e 28 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).

O balanço do ministério aponta que 5.846 médicos se apresentaram nas cidades escolhidas ou iniciaram as atividades. O prazo final para os médicos se apresentarem aos municípios terminou na última terça-feira, 18. Os profissionais que já estão homologados e desistirem dos postos terão as vagas colocadas de volta ao edital do Mais Médicos.

O primeiro edital do Mais Médicos foi lançado emergencialmente, no dia 20 de novembro, após o governo de Cuba romper o termo de cooperação com Brasil, atribuindo a decisão a declarações “depreciativas” do presidente eleito Jair Bolsonaro que afirmou ter a intenção de só aceitar no programa médicos cubanos com diplomas revalidados e que recebessem a bolsa integral.

Em Friburgo, 11 médicos cubanos tiveram que deixar as unidades de saúde e voltaram para a ilha caribenha. Outros ficaram no país para tentar um nova oportunidade. Eles atuavam nos postos dos bairros Cordoeira e São Geraldo e nas demais Unidades Básicas de Saúde. Com a saída, a Secretaria Municipal de Saúde teve que remanejar profissionais. Não houve, contudo, interrupção nos atendimentos.

Das 13 vagas oferecidas para Nova Friburgo no novo edital, onze foram preenchidas. Os novos médicos, todos brasileiros, sendo um friburguense, começaram a realizar atendimentos à população nos postos de saúde do município no último dia 10 de dezembro. Dois deles, porém, já atuavam na rede municipal. Com isso duas vagas foram abertas e serão preenchidas pela prefeitura.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade