Mais de 200 jovens beneficiados em Lumiar e São Pedro da Serra

Iniciativa, que conta com professores voluntários, não tem subsídios e é promovida com doações e muita boa vontade
quinta-feira, 28 de junho de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
O projeto reúne estudantes do ensino médio que têm o sonho de ingressar na universidade
O projeto reúne estudantes do ensino médio que têm o sonho de ingressar na universidade

Ao longo dos seus quatro anos de existência, o projeto social Valdete de Lima Segreto, no distrito de Lumiar, já atendeu mais de 200 jovens por meio do programa Pré-Vestibular Social (PVS). A iniciativa surgiu de uma oficina de redação, criada pela professora Nívea Segreto,com objetivo de atender jovens da região que pretendiam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a ajuda de voluntários, o projeto cresceu tanto que este ano formará a primeira turma de alfabetização de adultos.

“O pré-vestibular de Lumiar foi o primeiro braço do projeto, que recebeu o nome em homenagem à minha mãe, que foi minha primeira professora e alfabetizadora. Como não temos limite para número de alunos, a primeira turma do PVS, em 2015, chegou a ter 100 inscrições e a reunir 70 jovens em sala. Ao longo desses anos, obtivemos resultados muito significativos: aprovações (muitas em 1° lugar) para Uerj, UFF, UFRJ e Cefet, e em carreiras distintas, como Ciências Sociais, Engenharia Ambiental, Fonoaudiologia, Psicologia, Comunicação Social e Direito”, destaca Nívea, que dá aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação nas redes públicas e particulares.

O projeto atende apenas alunos das escolas públicas, que moram em Lumiar e  São Pedro da Serra, contando com a colaboração das comunidades e a participação de professores voluntários de várias disciplinas, que abraçaram a ideia e usam seus próprios recursos para ir dar aula. “Funcionamos em uma sala cedida pela Ação Rural de Lumiar e nosso trabalho é voluntário.  Vivemos sem subsídios, apenas com doações, que chegam não só de Nova Friburgo, mas também do Rio de Janeiro. Este ano temos uma turma pequena, porém muito empenhada e dedicada. A maioria de nossos jovens trabalha desde cedo. É uma missão desafiadora para todos nós. Somos 100% ensino público de qualidade, a despeito do desmantelamento que sofre o estado, o mérito dos meus colegas professores tem nos permitido realizar um trabalho primoroso”, afirma Nívea.

E além das frentes de atuação com o pré-vestibular e a alfabetização de adultos, o projeto também promove ações nas escolas com o objetivo de dar mais visibilidade à Literatura, especialmente aos escritores friburguenses. Com esse propósito, foi realizado no último dia 8 a I Roda Literária do Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro. O evento gratuito, foi aberto a toda comunidade, e teve como tema "O lugar da literatura em tempos de novas tecnologias de comunicação".

“A Roda Literária possibilita a troca de impressões e vivências, além de conectar a literatura a outras frentes de conhecimento, aproximando nossos jovens (especialmente os da área rural) aos livros. O projeto celebrou os 200 anos de Nova Friburgo e contou o apoio de Tereza Malcher, presidente da Academia Friburguense de Letras (AFL), inclusive com a participação de membros como George dos Santos Pacheco, Isabelle Sarrouf e Thales Amaral. Os escritores apresentaram-se, falaram sobre como adentraram o mundo das letras e como se apaixonaram pela literatura, leram trechos de suas obras mais célebres e encantaram professores e alunos, com seus depoimentos repletos de verdade e sensibilidade”, conta a professora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade