Mais 2 mil imunizados contra febre amarela no fim de semana

Nova Friburgo já contabiliza 14 casos confirmados da doença, com 8 óbitos
segunda-feira, 05 de março de 2018
por Karine Knust (karine@@avozdaserra.com.br)
Mais 2 mil imunizados contra febre amarela no fim de semana

O último fim de semana foi movimentado em alguns postos de saúde do município. Nova Friburgo participou de mais um Dia D de vacinação contra a febre amarela promovido pelo estado. De acordo com o governo municipal, 2.346 pessoas foram imunizadas no sábado, 3. No domingo, 4, mais 146 doses da vacina foram aplicadas durante a vacinação itinerante que fez parte do evento Meu Bairro + 200, em Nova Suíça. Ainda segundo o município, com essas últimas ações, Nova Friburgo já vacinou aproximadamente 135 mil pessoas.

De acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, os dois últimos óbitos causados por febre amarela em Nova Friburgo, confirmados pelo último boletim municipal, referem-se a dois pacientes homens, sendo um idoso que estava internado no Hospital Municipal Raul Sertã e outro, de 58 anos, que estava internado em um hospital público no Rio de Janeiro. Ainda segundo a pasta, ambos não tomaram a vacina. Os homens eram moradores dos bairros Perissê e Cascatinha, mas também de acordo com a subsecretaria ainda “não foi possível determinar os locais prováveis das infecções”.  

Além dessas ocorrências, a prefeitura também informou na última sexta-feira, 9, que subiu de dez para 14 o número de casos confirmados de febre amarela. Desde o início deste ano, a Secretaria de Saúde recebeu 46 notificações da doença, destas 15 tiveram exames com resultado negativo e outras 13 seguem em investigação. Até agora, Nova Friburgo já contabiliza oito mortes provocadas pela febre amarela. Destes pacientes friburguenses, seis foram infectados em Friburgo e outros dois nos municípios vizinhos de Cantagalo e Trajano de Moraes.

As primeiras três vítimas fatais de Friburgo foram: Marlon Dutra, de 21 anos, morador de Riograndina, que costumava fazer trilhas de moto pelas matas; um homem de 50 anos, morador do bairro Nova Suíça, que não teve a identidade revelada; e uma idosa de 65 anos, moradora da Chácara do Paraíso, que estava internada em um hospital particular e também não teve identidade divulgada. Nenhum dos três tomou a vacina - o rapaz porque não teria demonstrado interesse, e os mais velhos, por problemas de saúde que os impediram de se imunizar.

Quem ainda não se vacinou contra a febre amarela ainda tem a chance de se imunizar. De acordo com a Secretaria de Saúde a imunização continua sendo oferecida nos cinco principais postos do município. Nas segundas-feiras o atendimento acontece no posto de saúde Waldir Costa, em Conselheiro Paulino, das 9h às 16h. Já nas quartas-feiras é possível tomar a dose da vacina no posto Sylvio Henrique Braune, no Centro, também das 9h às 16h. Nas quintas, é o posto Copertino Nogueira, em São Geraldo, o responsável pelos atendimentos, das 8h às 11h. Já nas sextas-feiras, a vacinação acontece em duas unidades: postos Tunney Kassuga, em Olaria, das 9h às 16h, e Ariosto Bento de Melo, no Cordoeira, das 8h às 11h.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: febre amarela | saúde
Publicidade