Maçonaria de Nova Friburgo festeja seus 180 anos neste sábado

Instituição é uma das mais antigas de Nova Friburgo
sexta-feira, 15 de março de 2019
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Arquivo AVS)
(Foto: Arquivo AVS)

A Loja Maçônica Indústria e Caridade de Nova Friburgo completa este ano 180 anos de fundação e celebra a ocasião com solenidade neste sábado, 16, em sua sede na Rua Sete de Setembro, 12, no centro da cidade. A instituição é uma das mais antigas do município, junto a sede da prefeitura, Catedral de São João Batista e a Igreja Luterana. Fundada em 2 de janeiro de 1839 quando a maçonaria chegou ao Brasil prestando inúmeros serviços e ações, a Loja Maçônica Indústria e Caridade de Nova Friburgo teve entre seus precursores o padre suíço Jacob Joye.

Atualmente, a diretoria da Loja Maçônica é composta pelo presidente Alenício Cavalcante de Mello; 1º vice-presidente, José Eduardo Meyer de Oliveira;  2º vice-presidente, Rogério Barbosa de Souza; representante do Ministério Público Maçônico, José Cosme Madeira; secretário, Minelvino Antonio Gonçalves Netto; tesoureiro, Ezequiel Mafort Martins e o chanceler, José Francisco da Silva Paiva.

Ao contrário do que muitos pensam, a maçonaria não é uma religião e sim, uma sociedade discreta, sem fins lucrativos que promove ações reservadas e de interesse somente daqueles que dela participam. A maçonaria é uma sociedade universal, cujos membros cultivam, entre outras virtudes, os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade para o aperfeiçoamento moral e intelectual da humanidade.

A maçonaria admite que todo homem é livre e de bons costumes, não faz distinção de raça, religião, ideário político ou posição social. Suas únicas exigências são que seus participantes possuam espírito filantrópico e que busquem sempre a perfeição, inclusive apoiando e ajudando aos que mais precisam sem quaisquer propagações ou divulgações de seus semelhantes. O termo maçonaria é de origem francesa e significa construção. O termo maçom é a versão em português do francês; maçonaria por extensão significa "associação de pedreiros".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Maçonaria
Publicidade