Lutadores friburguenses participam de evento de jiu-jitsu em Lisboa

Três atletas de Nova Friburgo vão cruzar o Oceano Atlântico para representar a cidade na Europa
terça-feira, 27 de dezembro de 2016
por Vinicius Gastin
Junior Santos e alunos: mestre friburguense treina para um novo desafio internacional
Junior Santos e alunos: mestre friburguense treina para um novo desafio internacional

Três atletas de Nova Friburgo vão cruzar o oceano Atlântico para representar a cidade na terra dos nossos colonizadores. Roulien Pittizer, Fanuel Machado e o Mestre Junior Santos vão disputar o Campeonato Europeu de Jiu-jitsu, que acontece em janeiro de 2017, na cidade de Lisboa, Portugal. A rotina de treinamentos é intensa, e os lutadores se dedicam quase que diariamente há mais de um ano para participarem da competição.

Roulien Pittizer, mais conhecido como Poeira, é faixa-preta de jiu-jitsu e vai disputar a categoria peso galo. Já Fanuel, que é faixa-roxa, irá lutar na categoria peso pluma. Junior Santos, que treina os dois, é mestre, faixa-preta de jiu-jitsu de 4º grau, e também participará da competição atuando como lutador. 

O Campeonato Europeu de Jiu-jitsu é a maior competição da categoria de toda a Europa, considerada como o segundo maior torneio de jiu-jitsu do planeta — atrás apenas do Campeonato Mundial. A competição, que é promovida pela Federação Internacional de Jiu-jitsu brasileiro (IBJJF), vai ser realizada entre os dias 17 e 22 de janeiro de 2017, na cidade de Odivelas/Lisboa, em Portugal. A capital portuguesa recebe os principais atletas do mundo na categoria, em competição que também é classificada como uma vitrine para aqueles que se destacam, gerando inclusive algumas oportunidades de crescimento profissional fora do país.

O perfil dos atletas

Roulien Pittizer, conhecido como Poeira no mundo das artes marciais, é praticante do esporte há 14 anos. Graduou-se faixa preta em 2012 e vem se destacando no cenário esportivo nacional e regional com diversas vitórias em competições dos mais variados estilos, como luta olímpica, Greco-romana e judô, acumulando os títulos de campeão brasileiro e estadual de Jiu-jitsu. 

Já Fanuel Monteiro iniciou a carreira no jiu-jitsu em 2011 e vem alcançando destaque no esporte a nível regional e nacional. Conquistou diversos títulos, entre eles o segundo lugar do campeonato Internacional Brasil X-Combate 2013 e o segundo lugar do Campeonato Carioca, promovido pela Federação de Jiu-jitsu, em 2015. 

Reconhecido na cidade e na região, Junior Santos é mestre de jiu-jitsu há 20 anos. Além de atuar como atleta, ministra aulas e cursos especiais na cidade de Nova Friburgo, onde possui uma academia, e tem parceria com equipes da Suíça, onde passa temporadas anuais ministrando aulas e divulgando o jiu-jitsu brasileiro.

 

Foto da galeria
Roullien (primeiro à esquerda) mantém rotina intensa de preparação junto aos companheiros de jiu-jitsu
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: artes marciais
Publicidade