Lumiar vai ganhar destacamento dos Bombeiros, prevê o comandante Robadey

Ainda sem prazo para começar a funcionar, unidade é um pedido antigo dos moradores da região
quinta-feira, 05 de setembro de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo (Arquivo AVS)
O Corpo de Bombeiros de Nova Friburgo (Arquivo AVS)

 

Na noite da última quarta-feira, 4, o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, general honorífico Roberto Robadey Júnior, anunciou que o distrito de Lumiar vai receber um destacamento da corporação militar, atendendo a um pedido antigo dos moradores do distrito turístico e também do vizinho, São Pedro da Serra. Robadey afirmou ainda que o destacamento levaria cerca de dez meses para começar a operar e que a procura para adquirir o terreno já foi iniciada. A instalação do novo destacamento na Região Serrana contou com o “sinal verde” do governador Wilson Witzel.  

A notícia animou moradores de Lumiar e de São Pedro da Serra. A presidente da associação de moradores e amigos do quinto distrito (Ama Lumiar), Sílvia Faltz, afirma que uma unidade do 6º GBM naquela região será muito importante tanto para os moradores, como para os turistas e espera que após muitos anos, a população seja, enfim, atendida. 

“Uma unidade do Corpo de Bombeiros em Lumiar, mesmo que pequena, é fundamental. Há muito tempo esperamos por isso. Em vários governos colocamos a necessidade desse serviço tão importante de socorro e também de ajuda no combate aos incêndios florestais na região que ocorrem com muita frequência no período de estiagem. A prioridade do Corpo de Bombeiros deve ser basear seu destacamento o mais próximo do centro de Lumiar, devido a comunicação com eles, já que alguns locais não tem sinal de internet e nem telefone fixo que funcione”, observou ela. 

Sílvia informou ainda que o comandante comentou que viaturas não serão problema, pois o Corpo de Bombeiros já têm. “Esperamos que está obra de estrutura seja concretizada o mais rápido possível. Preciso ter socorro o mais perto possível dos distritos. Não podemos ficar perdendo vidas, por não termos esse serviço”, completou a presidente da Associação de Moradores de Lumiar.  

De acordo com o comando do Corpo de Bombeiros o projeto de implantação do destacamento em Lumiar está em fase de planejamento e de estudo das formas de viabilização e mais informações serão divulgadas em momento oportuno. Por enquanto estão sendo avaliados os terrenos disponíveis na região.

Rápido atendimento a acidentados

 A implantação da unidade militar em Lumiar é bem vista também por facilitar o pronto atendimento a vítimas de acidentes na rodovia RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu), a conhecida Estrada Serramar. No mês passado, uma idosa foi atropelada na estrada e aguardou uma equipe de resgate por quase uma hora, com ferimentos caída na pista. Ela foi removida para o Hospital Municipal Raul Sertã, a cerca de 30 quilômetros de distância, mas não resistiu. Pelo menos outras três mortes ocorreram na região e a demora na prestação de socorro das vítimas foi motivo de discussão, indignação e cobrança às autoridades.

Para os moradores a manutenção de uma ambulância no posto de saúde de São Pedro da Serra, mas em equipamentos de UTI móvel não é o suficiente. “A regiõ precisa de uma unidade de pronto atendimento para vítimas de acidentes de trânsito e afogamentos em cachoeiras no verão, o que, infelizmente é comum por aqui nas altas temporadas de turismo”, observou um morador. Com o destacamento do Corpo de Bombeiros, a comunidade espera que pelo menos uma ambulância UTI móvel ajude a socorrer vítimas de acidente com mais eficiência e agilidade na remoção para o Hospital Raul Sertã.     

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: acidente
Publicidade