Lumiar Futebol Clube é filiado na Federação de Futebol de Mesa do Rio

Região Serrana ganha mais um representante junto à Federação, o terceiro de Nova Friburgo
terça-feira, 10 de janeiro de 2017
por Vinicius Gastin
Reconhecimento ao trabalho feito pelos botonistas de Lumiar e São Pedro: filiação junto à Fefumerj
Reconhecimento ao trabalho feito pelos botonistas de Lumiar e São Pedro: filiação junto à Fefumerj

O melhor futebol de mesa do Estado do Rio de Janeiro na categoria Bola 12 Toques é o da AFFM/Friburguense. Na Dadinho, o Nova Friburgo Futebol Clube começa a dar passos importantes para também compor o grupo das principais equipes do estado e do país. A partir deste ano, o NFFC terá companhia na modalidade: o Lumiar Futebol Clube é o mais novo filiado à Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio (Fefumerj) na categoria Dadinho. Desta forma, a Região Serrana ganha mais um representante junto à Federação, o terceiro de Nova Friburgo.

“A Diretoria Geral da Fefumerj saúda seu novo filiado e deseja muito sucesso aos seus atletas federados”, diz a Federação de Futmesa Estadual em seu comunicado de oficialização da equipe alvinegra, publicado no site oficial da entidade.

A história do Lumiar

Reconhecidos pelo potencial natural e turístico, Lumiar, 5º distrito de Nova Friburgo, e São Pedro da Serra, 7º distrito, foram “invadidos” pela onda das bolinhas, botões e mesas. Ainda em 2015, as duas localidades começaram a ser tornar polos de jogadores de futebol de mesa. O movimento surgiu quando algumas pessoas descobriram, entre amigos e conhecidos, o gosto pelo popular “jogar botão”. As coincidências resultaram na reunião de várias pessoas, em espaços cedidos pela Sociedade Musical Euterpe Lumiarense e pelo Colégio Estadual José Martins da Costa, em São Pedro.

O grupo de Lumiar é composto por pessoas de idades distintas, desde crianças até idosos acima de 70 anos de idade. Há atletas de diferentes profissões e origens culturais, reunidos única e exclusivamente pelo prazer de praticar o futebol de mesa. Em São Pedro, a prática começou antes, em 2014, estimulada por um inspetor de alunos e um professor de História. O resultado é que reúne, hoje, dezenas de jovens, em sua maior parte dos 6º, 7º e 8º anos. Há quem jogue em São Pedro e Lumiar.

O que começou como brincadeira ocasional foi tomando forma mais concreta com o passar do tempo. O primeiro passo foi definir, entre os jogadores, quais regras deveriam adotar — elas são distintas, e variam de acordo com as categorias, como por exemplo, pastilha, bola 12 toques dadinho. Definida a modalidade, alguns torneios começaram a acontecer. A organização chamou a atenção da Federação de Futebol de Mesa do Estado do Rio de Janeiro (Fefumerj), que descobriu os grupos de São Pedro e Lumiar e começou a se aproximar. Emprestou mesas e times completos, além de se associar a projetos como “Futebol de mesa faz escola”, do colégio estadual de São Pedro.

As regras e a disciplina tática necessárias para a realização dos jogos trazem resultados. Os jogos acontecem em um ambiente semelhante ao de um ritual, em que o tempo e o contexto sócio-histórico desaparecem. Os clubes de futebol são referências, assim como os grandes jogos são discutidos como mitos. Cada jogador dispõe de, pelo menos, um time de botões. 

Os discos possuem entre 4,5 cm e 6,0 cm de diâmetro, com, no máximo, 1,0 cm de altura. Cada botão possui, porém, personalidade própria, atribuída pelos jogadores. Às vezes, são representações de jogadores de futebol queridos e admirados, carregando assim os nomes dos ídolos que vestem meiões e chuteiras.

Competições em 2016

Em 2016, o distrito de Lumiar passou a respirar o futebol de mesa de modo mais abrangente. Inclusive, sediando competições com a participação de equipes de diversos lugares do Estado do Rio. O Circuito Lumiar de Futmesa, modalidade Dadinho 9x3, por exemplo, teve o principal objetivo fomentar a prática do esporte na região.

Já na primeira etapa a competição contou com a presença de 23 atletas, na sua maioria não federados, e as presenças de atletas campeões, como Wellington (CRF) e Allan (BFR), e atletas de Campo Grande, Cond. Riviera, que são atletas do Nova Friburgo F.C, organizador do evento. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futmesa
Publicidade