Lumiar enfim recebe UTI móvel com enfermeiro 24 horas

Moradores agora cobram da prefeitura reforma no telhado do posto de saúde
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
por Alerrandre Barros (alerrandre@avozdaserra.com.br)
A ambulância equipada com UTI móvel (Fotos: Alerrandre Barros)
A ambulância equipada com UTI móvel (Fotos: Alerrandre Barros)

Depois de muita cobrança de moradores de Lumiar e São Pedro da Serra, a Secretaria Municipal de Saúde entregou nesta sexta-feira, 14, a ambulância que atenderá 24 horas por dia, sete dias por semana, os dois distritos de Nova Friburgo. A UTI móvel é a mesma que esteve na região durante a Operação Verão, realizada pela prefeitura no início do ano.

“A ambulância está toda equipada, com desfibrilador e oximetro, por exemplo, para atender moradores e turistas em casos de urgência e emergência. Ela não fará somente o transporte dos pacientes. Conta com estrutura adequada para socorro”, declarou o ex-secretário de Saúde, Christiano Huguenin, atual titular da Casa Civil, que havia prometido o veículo para a comunidade em agosto.

Apresentada em solenidade no pátio da sede da prefeitura, no Centro, a ambulância conta com equipamentos e materiais novos. De acordo com a Secretaria de Saúde, uma equipe, composta por um motorista e um enfermeiro, estarão à disposição para atendimento às comunidades. “Já colocamos beliche no posto para que eles possam pernoitar”, afirmou a secretária interina de Saúde, Tânia Trilha.  

A promessa de Huguenin, então secretário de Saúde, foi feita no dia 13 de agosto, depois que mais uma morte foi registrada na região. O homem, de 63 anos, foi transportado em uma ambulância pequena e com a maca quebrada. Ele chegou ao Hospital Raul Sertã morto. O caso caso revoltou moradores. Na ocasião, Christiano prometeu disponibilizar uma ambulância, modelo Amarok, em 30 dias.

A UTI móvel entregue nesta sexta tem mais estrutura que uma Amarok, avalia a presidente da Associação de Moradores e Amigos de Lumiar (Ama Lumiar), Sílvia Faltz, que vem cobrando da prefeitura melhora no atendimento de saúde na região. “A comunidade fica um pouco mais tranquila com a ambulância, inclusive, a equipe que trabalha no posto. Eles têm atendido casos graves lá, mas não contavam com transporte adequado”, disse.

Sílvia participou da entrega do veículo na prefeitura e disse que a ambulância é uma medida paliativa. Segundo ela, os moradores querem uma unidade de saúde que funcione 24 horas para atendimento de urgência e emergência, mas, antes, a unidade precisa passar por uma reforma no telhado. Infiltrações atingiram paredes e portas, tornando o local, na avaliação da equipe, inadequado para o atendimento.

“Soube que o contrato de aluguel do imóvel da Ação Rural, para onde o posto será transferido temporariamente, está na Procuradoria-Geral do município. Espero que a prefeitura não demore a firmá-lo com o locatário, porque corremos o risco de perder a verba para reforma da unidade de saúde”, disse Faltz. A prefeitura fechou, em maio, contrato com a construtora que fará o serviço no posto.

Hemocentro

Durante a entrega da ambulância no Centro, a secretária de Saúde, Tânia Trilha, disse que os reagentes químicos para análise da compatibilidade dos sangues colhidos no Hemocentro Regional chegariam na tarde desta sexta-feira, 14, no Rio, e viriam direto para Nova Friburgo. Desse modo, na próxima segunda-feira, 17, a unidade deve retomar a coleta de sangue.

A falta do insumo interrompeu, por uma semana, as doações de sangue no hemocentro. O problema começou no último dia, 6, mas, segundo Tânia não afetou os atendimentos no Hospital Municipal Raul Sertã. Na última segunda-feira, 10, o Ministério Público estadual cobrou esclarecimentos ao município. A prefeitura explicou que houve uma falha no pagamento à empresa que fornece os reagentes.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade