Lojas não abrem nesta segunda em Friburgo: feriado do Dia do Comerciário

Antecipação de outubro para agosto já vem sendo testada há alguns anos no município, com aprovação geral
sábado, 18 de agosto de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Feriado em Nova Friburgo (Arquivo AVS)
Feriado em Nova Friburgo (Arquivo AVS)

As lojas de Nova Friburgo não vão abrir suas portas na próxima segunda-feira, 20 de agosto, quando será comemorado na cidade o Dia do Comerciário. O feriado está previsto na convenção coletiva da categoria, firmada entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e o Sindicato dos Empregados no Comércio.

O presidente do Sincomércio, Braulio Rezende, explica que a antecipação do Dia do Comerciário em Nova Friburgo de outubro para a terceira segunda-feira de agosto foi testada alguns anos atrás e aprovada tanto por empresários quanto por funcionários das lojas. Ele comenta que o comércio já incorporou a mudança.

“Na época, tivemos essa ideia porque em outubro há mais feriados e em agosto, não. Nosso comércio se acostumou com a celebração em data diferente de outros municípios”, observa ele, também presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Friburgo.

Braulio acrescenta que os consumidores devem adiantar suas compras, reiterando que no Dia do Comerciário as lojas não podem mesmo abrir.

“Este é um dos raros feriados em que o comércio da cidade não funciona. Para os demais, existe autorização, desde que as empresas cumpram exigências estabelecidas na convenção coletiva”, acentua.

Convenção enumera datas em que as lojas podem abrir

Até o fim de 2018, as lojas de Nova Friburgo estão autorizadas a abrir em cinco feriados:

  • 7 de setembro - Independência do Brasil
  • 12 de outubro - Nossa Senhora Aparecida
  • 2 de novembro - Finados
  • 15 de novembro - Proclamação da República
  • 20 de novembro - Consciência Negra

De acordo com Braulio, a permissão objetiva assegurar o funcionamento de setores que prestam serviços essenciais à população, como supermercados e farmácias, e dar liberdade de escolha aos empresários do comércio. Ele assinala que a medida ainda contribui para incrementar o turismo e a economia do município, além de corrigir antiga distorção que prejudicava os pequenos empreendedores. “As grandes redes de varejo entravam com pedido na Justiça para garantir a abertura nos feriados, enquanto as empresas menores ficavam em desvantagem. Depois que incluímos essa cláusula na nossa convenção, todas as lojas de Nova Friburgo desfrutam de iguais condições”, destacou.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade