Livro conta a história da medicina em Nova Friburgo

Lançamento de obra da Associação Médica da cidade será na sexta, na Fundação Dom João VI
terça-feira, 15 de agosto de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Livro conta a história da medicina em Nova Friburgo

Na próxima sexta-feira, 18, às 19h,  a Associação Médica de Nova Friburgo recebe a classe médica e convidados na Fundação Dom João VI para o lançamento do livro “Nossos Médicos - Esses homens deixaram sua marca na história de Nova Friburgo”, sobre os primórdios da medicina no município, desde 1870, aos dias de hoje.

Com base em aprofundada pesquisa realizada pela jornalista e escritora Dalva Ventura, o livro traz um interessante acervo de fotos dos primeiros hospitais e centros médicos, de seus fundadores e as gerações de médicos que se sucederam ao longo de mais de um século.

Em suas páginas o leitor poderá conhecer a evolução da medicina friburguense, que  começou a se notabilizar como a “cidade da saúde” ainda nos anos 1870, com a inauguração do Instituto Sanitário Hidroterápico, ‘o maior da América Latina’. No auge da ‘peste branca’, a Marinha do Brasil inaugurou o  Hospital de Tuberculose do Sanatório Naval e muitos médicos, ao optarem por se estabelecer aqui, foram responsáveis pelos significativos avanços na medicina praticada até então.

“Ao longo dos anos, estes precursores tiveram grande participação na história do município e no coração dos friburguenses. O doutor Dermeval Barbosa Moreira mereceu um destaque especial não só por sua competência, mas também por seu altruísmo e liderança. Tivemos até um ‘médico farmacêutico’, Alberto Braune.

Muitos médicos se destacaram na política, a começar pelo francês João Bazet, que chegou a estas terras junto com os colonizadores suíços. Ou Galdino do Valle, Amâncio Azevedo, Feliciano Costa, Waldir Costa. E tantos outros que, apesar de não terem disputado cargos públicos, sempre tiveram uma importante participação na vida da comunidade.

Mais recentemente, outros grandes profissionais vieram engrandecer ainda mais a medicina de Nova Friburgo, entre eles, os doutores Chamberlain Noé, Rui Mendes Machado, Mário Dutra, Orlando Costa, Miranda Fortes, enfim, um sem-número de especialistas que dignificaram a prática médica do município, tornando-a conhecida e respeitada além de nossas fronteiras.”

A autora sobre o livro

“Ao longo do trabalho de elaboração deste livro, pude constatar o quanto a medicina é diferenciada de todas as outras profissões. Os médicos lidam diretamente com a dor, o medo, a desesperança. Com o nascimento, mas também com a morte. Com a beleza, mas também com os quadros mais disformes que nós leigos, sequer, podemos imaginar. Em sua profissão, não existe o meio termo. Não podem cometer erros e devem ser capazes de tomar decisões rápidas, delicadas e, por vezes, extremamente duras.

Foi gratificante constatar que a medicina praticada em Nova Friburgo desde os primórdios do século XX sempre foi assim. Repleta de profissionais não só competentes, mas altruístas, dedicados ao próximo”, descreveu Dalva Ventura.

Espero que este livro cumpra seu objetivo, que não é o de ser um trabalho científico sobre a história da medicina de Nova Friburgo, mas o de registrar para a posteridade uma parte dessa rica história feita por profissionais que se tornaram inesquecíveis tanto para seus pacientes quanto para seus colegas."

Depoimentos

“Este é, com certeza, um livro de grande valor documental. Um legado da Associação Médica de Nova Friburgo para as gerações futuras.” (Dr. Carlos Pecci, presidente da AMNF)

“Em ‘Nossos Médicos’ a jornalista e escritora Dalva Ventura nos leva a uma viagem no tempo, ao refazer uma parte da história da medicina de Nova Friburgo e relembrar a vida de colegas que tanto dignificaram a medicina de nossa terra.” (Dr. Octavio Serpa Alves)

“Dalva Ventura, com talento, resgata a memória dos valores médicos de Nova  Friburgo e região, um livro de grande importância para a classe médica atual e um relicário quando for relido no futuro.” (Dr. Elzo Porto, cardiologista)

“‘Nossos Médicos’ não é apenas a apresentação de figuras relevantes da medicina em Nova Friburgo. É, notadamente, uma deliciosa leitura de quase dois séculos de nossa história em que os profissionais de saúde foram importantes atores históricos.” (Janaína Botelho, historiadora)      

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade