Lesões atrapalham, mas balanço da temporada do Yetis é positivo

No último jogo do ano, time de Nova Friburgo vence o Botafogo Reptiles
quarta-feira, 16 de novembro de 2016
por Vinicius Gastin
Coordenador Bernardo Scofano aponta elenco reduzido e lesões como principais dificuldades na temporada (Foto: Jessica Lima/Divulgação)
Coordenador Bernardo Scofano aponta elenco reduzido e lesões como principais dificuldades na temporada (Foto: Jessica Lima/Divulgação)

O sentimento de dever cumprido em meios às dificuldades se mistura à sensação de que dava para ter chegado mais longe. Após a última rodada da Liga Fluminense de Futebol Americano, o Nova Friburgo Yetis não possui mais chances de avançar de fase na Liga Fluminense de Futebol Americano. A campanha com uma vitória e quatro derrotas não foi suficiente para que a equipe entrasse em campo pela última rodada contra o Botafogo Reptiles, no Rio de Janeiro, com alguma possibilidade de classificação.

O campeonato teve início no dia 26 de junho, com a participação de sete equipes: Macaé Oilers, Volta Redonda Falcons, Rio de Janeiro Islanders Insulanos, Magé Barões Futebol Americano, Nova Friburgo Yetis, Teresópolis Rockers e Botafogo Reptiles.  Para o Yetis essa foi a primeira competição oficial na categoria full pads (com o uso de equipamentos). Alguns adversários se reforçaram, investiram alto e trouxeram jogadores experientes, enquanto o time de Nova Friburgo apostou na manutenção da base e no talento dos atletas da cidade e região. 

“Obviamente, não tem como eu dizer que eu fico satisfeito com a nossa campanha. Embora eu nunca tenha concordado com o favoritismo que nos era atribuído pela experiência no Full-Pads. Acredito que poderíamos ter jogado melhor em praticamente todos os aspectos do jogo. Mas, de qualquer forma, eu acho que tem sido um aprendizado muito importante para todos nós. Creio que é comparável ao que o Yetis viveu em na LiFFA 2012, quando éramos vistos como favoritos e fizemos uma campanha bem ruim”, afirma o coordenador defensivo, Bernardo Scofano, em entrevista a um site especializado.

Projetando as próximas temporadas, Scofano faz previsões otimistas. E ainda cita o atleta Arthurm de apenas 16 anis de idade, o mais jovem dentre todos os participantes da LiFFA. “Eu acho que toda a experiência adquirida por todo o time, mas principalmente pelo Arthur, tem sido fundamental. Além disso, o pessoal entendeu que é preciso dar esse salto de qualidade tanto dentro quanto fora de campo. Os jogadores têm treinado não só em maior quantidade, mas em maior qualidade e a diretoria tem sido muito mais ativa. Isso já está gerando frutos, com dois novos patrocinadores,” destaca. “O Arthur é incrível. Quem o vê jogando não diz que é um menino que acabou de fazer 16 anos. O nosso plano era ele ser o segundo quarterback, com o Henri (Araújo) de titular. Mas com a mudança do Henri de Nova Friburgo, a gente antecipou o planejamento. Ele ainda tem muitos pontos a evoluir, mas possui talentos naturais, como liderança e coragem.”

Marcio Branco, lesões e elenco reduzido

Outra novidade deste foi o estádio Marcio Branco. Depois de cogitar a hipótese de mudar a sede dos jogos para outro município, por conta da falta de apoio e espaço, a equipe de futebol americano friburguense conseguiu acordo com a SAF para mandar os jogos em Stucky. O gramado do local possui as dimensões consideradas como “padrão” para receber os compromissos da equipe pela Liga Fluminense de Futebol Americano.

O fato de jogar em Nova Friburgo foi decisivo para a participação do Nova Friburgo Yetis na Liga deste ano. Superado este obstáculo, alguns outros apareceram no caminho da equipe friburguense durante a temporada. A quantidade reduzida de jogadores e o número elevado de lesões são apontados por Bernardo Scofano como fatores que interferiram diretamente na campanha.

“Um dos pontos que mais dificultou foi nosso elenco reduzido. A gente teve muita desistência, inclusive de veteranos, por não terem condições financeiras de se equipar, por não estarem dispostos a encarar o esporte com maior profissionalismo, além de inúmeras lesões. Isso tudo, obviamente, impacta no nosso jogo. Um exemplo é que está é nossa quinta temporada consecutiva com um quarterback diferente, sendo que o Arthur é o jogador mais novo da história da LiFFA. Metade dos nossos titulares eram novatos ou atletas migrando de posição."

O Nova Friburgo Yetis é pioneiro na prática do futebol americano no interior do estado, e já acumula importantes resultados em sua trajetória. A equipe foi campeã da LiFFA no ano de 2013 (categoria no pads, sem uso de equipamentos) e no ano passado venceu o Serra Bowl - Desafio RJ x MG contra a equipe do GET Eagles, atual campeã da Copa América de Futebol Americano.

Yetis bate o Botafogo no Rio de Janeiro

Uma despedida marcante com retoques de esperança para as próxima temporada. No último dia 30, os Homens de Gelo foram até Xerém, em Duque de Caxias, para enfrentar a forte equipe do Botafogo Reptiles. Para o Nova Friburgo Yetis, o jogo simbolizava a despedida da equipe no campeonato, enquanto o time da Estrela Solitária ainda brigava pelos playoffs.

O jogo começou com o Yetis na defesa, parando o ataque do Botafogo nos primeiros. Os sequentes big hits dos linebackers Porto (destaque defensivo), Léo e Fábio Faria deram o gás para o ataque entrar com tudo em campo.  E se Fábio estava bem no jogo, seu filho, o Quarterback (lançador) Arthur Faria não fez por menos. Já na primeira campanha do ataque, touchdown em conexão aérea para o recebedor Gabriel Zani. Na conversão de dois pontos, recepção de Lucas Storck para abrir 8x0.

Ainda no primeiro tempo, o ataque abril 14x00, novamente em passe de Arthur, desta vez quem marcou os seis pontos foi o camisa 15, Lucas Storck.  No fim do 2º quarto, o Botafogo conseguiu marcar um touchdown (TD), porém, o ponto extra foi bloqueado e o time marcou apenas os seis do TD.

O terceiro quarto começou disputadíssimo, depois de alguns sacks de Porto, Dandan e Léo, o ex-BBB, agora quarterback do Reptiles, Airton conseguiu conectar um passe longo para o seu recebedor, o que somado ao safety sofrido pelo ataque, fez o Botafogo virar o jogo para 15x14. Porém, nem a virada botafoguense conseguiu desanimar os homens de gelo, e as esperanças foram renovadas quando Victor recebeu uma bola improvável no meio de três jogadores adversários e colocou a equipe do Nova Friburgo Yetis bem próximo a linha de pontuação. Lucas Storck, o recebedor e maior pontuador da equipe este ano fez o que sabe de melhor: depois de belo lançamento de Arthur, marcou o terceiro touchdown do Nova Friburgo Yetis na partida. Ainda sobrou tempo para o mesmo Lucas converter para dois pontos.

O Botafogo ainda voltou com o ataque a campo, porém, com pouco menos de um minuto no relógio, o recebedor/corner Hiago interceptou a bola e decretou o fim da partida: Nova Friburgo Yetis 22x14 Botafogo Reptiles. Com este resultado a equipe Friburguense termina a competição em quinto lugar. Os quatro primeiros disputam os playoffs em busca do título estadual.

Os homens de gelo entram em férias, e o próximo compromisso é a seletiva para novos jogadores em janeiro. Vale lembrar que o Yetis voltou com seus projetos sub-15 e feminino. Outras informações podem ser obtidas através da página do Nova Friburgo Yetis no Facebook.

  • Yetis fez bonito em sua despedida e derrotou o favorito Botafogo fora de casa (Foto: Jessica Lima)

    Yetis fez bonito em sua despedida e derrotou o favorito Botafogo fora de casa (Foto: Jessica Lima)

  • Jovem revelação aos 16 anos, Arthur é o jogador mais jovem da história da LiFFA (Foto: Jessica Lima)

    Jovem revelação aos 16 anos, Arthur é o jogador mais jovem da história da LiFFA (Foto: Jessica Lima)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Yetis
Publicidade