JunFri reúne 16 universidades em sua 8ª edição

Evento terá este ano disputas em sete modalidades esportivas, desafio de bateria e líderes de torcida
quinta-feira, 10 de novembro de 2016
por Vinicius Gastin
Torcida mais animada e líderes de torcida são premiados nos Jogos (Foto: Divulgação/JunFri)
Torcida mais animada e líderes de torcida são premiados nos Jogos (Foto: Divulgação/JunFri)

Uma ideia que ganhou corpo, forma e apenas cresce a cada ano. Talvez o ápice da ideia de reunir universidades de Nova Friburgo e, há algum tempo, de outros municípios seja a oitava edição, que acontece a partir deste sábado, 12, até a próxima quinta-feira, 15 de novembro, dia das finais que acontecem entre 9h30 e 22h, no ginásio Helena Deccache (no Friburguense Atlético Clube). Os Jogos Universitários Friburguenses vão reunir nada menos que 16 atléticas, com disputas em sete modalidades esportivas, desafio de bateria e líderes de torcida, além das tradicionais festas para interação dos milhares de atletas vindos de diversas partes do estado.

Parte do calendário esportivo oficial de Nova Friburgo, o JunFri contará com a participação de 16 universidades, sendo seis de Nova Friburgo e outras dez vindas de outros municípios (Rio de Janeiro, Niterói, Teresópolis, Petrópolis, Macaé, Seropédica, Cabo Frio e Campos). Ao todo serão cerca de mil atletas se enfrentaram em disputas de futsal, basquete, cabo de guerra, natação, vôlei, handebol e tênis de mesa. Os jogos serão realizados em cinco locais distintos: Ginásio do Friburguense (Olaria), que vai receber o basquete, tênis de mesa, cabo de guerra e os jogos das finais; Adhemar Combat (Olaria), onde serão disputadas as partidas de futsal; GPH (Cônego), que receberá o vôlei; Colégio Canadá (Olaria), que vai abrigar os jogos de handebol, e Aquafitness (Centro), onde acontecem as provas de natação.

As 16 atléticas confirmadas para o JUNFRI 2016 são: UFF (Friburgo), Uerj (Friburgo), Estácio (Friburgo), Ucam (Friburgo), Cefet (Friburgo), Unopar (Friburgo),UFF (Macaé), Estácio (Petrópolis), Unifeso (Teresópolis), UCP (Petrópolis), Uenf (Campos), Rural (Seropédica), Uerj (Rio de Janeiro), Unirio (Rio de Janeiro), UFF (Niterói) e UVA (Cabo Frio).

“Começamos com poucas modalidades, e este ano já temos a novidade do tênis de mesa. As competições são simultâneas, e contamos com uma equipe muito grande na divulgação e na condução do evento. Esse é o segredo para o nosso sucesso”, explica Fellipe Malhard, idealizador e coordenador dos Jogos.

O JunFri também se destaca pela organização e por envolver uma estrutura digna de um grande evento esportivo, com direito a UTI móvel, equipe médica, premiação com medalhas e troféus, arbitragem de nível profissional e equipe de segurança. Para este ano também serão premiadas as melhores torcidas, e as cheerleaders mais animadas dentre as atléticas. Além da parte esportiva, o JUNFRI vai promover quatro festas em parceira com uma casa noturna, localizada no Centro de Nova Friburgo.

Em 2015, vitória da Rural

Em 2015, os Jogos Universitários Friburguense contaram com partidas distribuídas durante três dias, com participação recorde em quadra e nas arquibancadas - números que deverão ser quebrados na edição deste ano. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) surpreendeu e faturou o inédito título de campeã geral, superando outras nove concorrentes (cinco delas de Nova Friburgo e outras cinco de municípios diversos, como Rio de Janeiro, Petrópolis, Macaé e Seropédica).

De acordo com a organização do Junfri, mais de três mil pessoas acompanharam os jogos durante os três dias. Os atletas competiram em cinco modalidades: basquete, vôlei, handball, futsal e cabo de guerra. Apenas o atletismo, que seria disputado ao ar livre, teve que ser cancelado devido ao mau tempo do fim de semana na ocasião. Apenas no primeiro dia, 48 jogos foram disputados simultaneamente em quatro ginásios diferentes. Nova Friburgo Country Clube, Colégio Canadá, Ginásio Adhemar Combat e Helena Deccache sediaram as partidas no último ano.

No basquete feminino, a UFRRJ, de Seropédica, levou a melhor sobre as meninas da Universidade Federal Fluminense (UFF). No masculino a Estácio Friburgo derrotou a Candido Mendes Friburgo e ficou com a taça. Na decisão do vôlei feminino a Estácio Friburgo bateu a Rural, que por sua vez foi campeã no masculino, derrotando a Uerj. No handball feminino a UFF venceu a Estácio Friburgo num jogo equilibrado, e ficou com o título. Já no masculino, a Rural venceu com facilidade a Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

No cabo de guerra masculino e feminino a decisão ficou entre Rural e UFF. Entre as mulheres deu Rural, já entre os homens a UFF deu o troco e levou a melhor. As últimas decisões do Junfri 2015 foram as do futsal. Primeiro com as meninas, no duelo entre UFF e Rural, que terminou com vitória da UFF. Já no masculino Estácio Friburgo e Rural fizeram um jogo emocionante, decidido nos pênaltis, com vitória da Universidade Rural.

  • Evento deste ano terá recorde de participação de universidades e atletas

    Evento deste ano terá recorde de participação de universidades e atletas

  • Ginásio Helena Deccache recebe novamente os jogos das finais no dia 15

    Ginásio Helena Deccache recebe novamente os jogos das finais no dia 15

  • Em 2015, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro faturou o título

    Em 2015, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro faturou o título

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: JunFri
Publicidade