INSS começa a digitalizar documentos para melhorar atendimento em Friburgo

Com novo sistema, assegurados podem acompanhar os processos em andamento pela internet
quinta-feira, 19 de abril de 2018
por Dayane Emrich (dayane@avozdaserra.com.br)
INSS começa a digitalizar documentos para melhorar atendimento em Friburgo

Desde o último dia 2, a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Nova Friburgo passou a fornecer um serviço que promete proporcionar mais comodidade, facilidade e rapidez aos segurados da Previdência Social. Trata-se de um sistema de digitalização para que os todos os documentos dos beneficiários são salvos em um banco de dados. A novidade é direcionada a todos que precisam ingressar com processos de aposentadoria, pensões por morte ou outros benefícios.

Segundo o INSS, a ideia é que o conteúdo fique disponível e seja acessado com mais agilidade quando necessário pelos servidores, evitando também toda a burocracia de apresentar os documentos físicos. Assim, durante o primeiro atendimento, os documentos originais são digitalizados e devolvidos na hora para os segurados que recebem, na ocasião, um protocolo digital.

Ainda de acordo com o INSS, o procedimento vale também para os demais benefícios como Salário Maternidade e revisão.  Em Nova Friburgo, segundo a Previdência Social, em pouco mais de duas semanas, 359 requerimentos já haviam sido protocolados no novo sistema.

A gerente executiva do INSS no Rio de Janeiro, Adriana Soutello Araújo, explica que foram feitas capacitações e adequações do layout da agência para a implantação do sistema. “O fluxo digital ameniza as dificuldades geradas pelo enorme déficit de servidores que temos enfrentado no INSS, especialmente no estado do Rio de Janeiro. A gerência executiva de Petrópolis vem estruturando e capacitando suas unidades, entre elas a agência de Nova Friburgo, para o novo fluxo de atendimento. Os requerimentos agora são digitalizados no ato do atendimento ao cidadão e então encaminhados a um Polo de Análise, onde os benefícios serão avaliados e concedidos por um grupo de servidores”.

Outra novidade é que, com a mudança, o segurado pode acompanhar os processos pela internet, através do site ou do aplicativo “Meu INSS”. Para utilizar a ferramenta, basta entrar no site meu.inss.gov.br, clicar em login e em cadastro. Os segurados devem responder as perguntas e informar todos os dados necessários para que uma senha de acesso seja gerada.

Apesar de as mudanças no atendimento ainda serem recentes, a gerente executiva garante que as vantagens já podem ser observadas. “É uma mudança grande para os servidores, mas os resultados têm sido muito positivos. Estamos confiantes que logo a sociedade perceberá a melhoria de nossos serviços”, disse Adriana, acrescentando: “Conseguiremos em pouco tempo aumentar a oferta de vagas nas agências e também reduzir o tempo de análise e definição das aposentadorias ou pensões pleiteadas”.   

 

TAGS: