Inmet emite aviso de risco de enchentes e deslizamentos

Alerta de "perigo" é válido até meio-dia de domingo em todas as regiões do estado, incluindo a Serrana
sábado, 18 de maio de 2019
por Jornal A Voz da Serra
As áreas vermelhas indicam onde chove mais forte (Reprodução da web)
As áreas vermelhas indicam onde chove mais forte (Reprodução da web)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu às 11h20 deste sábado, 18, um aviso de acumulado de chuva com nível de severidade de  "perigo". O aviso vale até meio-dia deste domingo, 19, e alerta para o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios, em cidades de todo o estado com áreas vulneráveis, incluindo a Região Serrana.

Segundo o Inmet, o acumulado de chuva é de 50 a 100 milímetros por dia.

O tempo mudou de quinta para sexta-feira, 17, devido à chegada de um grande e forte sistema de alta pressão atmosférica de origem polar. 

O Climatempo emitiu alerta de chuvas volumosas em todo o Estado do Rio. O mau tempo deve permanecer durante todo o fim de semana, com pancadas a qualquer hora, segundo a previsão do Climatempo.

Em boletim emitido às 11h35 de sexta, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN-RJ) alertou para pancadas de chuva moderada a forte em todas as regiões do estado. Às 15h36, o alerta de cheias do Inea avisou sobre a possibilidade de elevação dos rios de Nova Friburgo em função da chuva. 

A Defesa Civil de Nova Friburgo mudou do estágio de vigilância para o de atenção por volta do meio-dia deste sábado, sem a ocorrência de incidentes. O órgão dispara alertas via SMS, bastando para isso se cadastrar, enviando o número do CEP para 40199.

 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade