Iniciativas da sociedade civil ajudam na formação das novas gerações

Artigo de Adriana Valentim, juíza titular da Vara da Infância, Juventude e Idoso de Nova Friburgo
sexta-feira, 12 de outubro de 2018
por Adriana Valentim*, especial para A VOZ DA SERRA
Iniciativas da sociedade civil ajudam na formação das novas gerações

O projeto de apadrinhamento implementado pela Vara de Infância de Nova Friburgo, que se fundamenta no dever da sociedade de garantir às crianças e adolescentes seus direitos, em conjunto com o Estado e a família, vem colhendo bons frutos.

Pessoas físicas e jurídicas da sociedade friburguense e do bairro onde a Casa de Acolhimento Institucional Vila Sorriso (Caivs) se situa, conheceram o projeto e se sensibilizaram com a causa, se unindo e formando o Grupo de Amigos da Vila Sorriso que, ao firmar parceria com a Secretaria de Assistência Social de Nova Friburgo, já que o abrigo é municipal, pretende, através de campanhas e eventos públicos, captar recursos financeiros para criar um ambiente mais acolhedor às crianças e adolescentes que vivem na Casa, divulgar positivamente a nova imagem da Caivs e atrair novos parceiros e voluntários.

O grupo também criou o Projeto Acolher, que envolve a criação de atividades recreativas, cursos e oficinas para envolver e estreitar os laços entre a sociedade, a comunidade local, os profissionais da Casa e os adolescentes, capacitando estes dois últimos, trabalhando o afeto e elevando a autoestima de todos os envolvidos.

Os eventos já começaram a acontecer na cidade, com a realização do Pilates Day Solidário, em maio, quando o valor total da venda de camisetas do evento foi revertido para a Vila Sorriso.

Este mês, está em curso o Outubro Solidário, evento que passará a ser anual, para que pessoas físicas e jurídicas da sociedade friburguense possam destinar um percentual do valor de um produto ou serviço comercializado no mês para o Projeto Acolher, ou ajudando com a divulgação dos eventos e do projeto com a aquisição de bottons e camisetas do Grupo ou servindo de postos de coleta de doações. Cada parceiro está ajudando como pode.

Além de doações de brinquedos, materiais para reformas, móveis e insumos para as oficinas de arte, prestação de serviço voluntário e doações financeiras para a campanha Outubro Solidário, todos podem colaborar com doações de vários itens (novos e usados) para o Bazar Solidário de Novembro, ser um voluntário amigo durante o evento, um comprador ou um divulgador das nossas companhas.

Em novembro, provavelmente nos dias 3 e 4, no Clube de Xadrez, acontecerá o Bazar Solidário, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, para a venda de roupas e objetos doados pela sociedade, cujo valor integral será revertido para a Vila Sorriso.

O grupo Amigos da Vila Sorriso criou um mascote para a Casa, um bicho-preguiça sorridente, cujo nome está sendo escolhido por quem participou da campanha divulgada no Instagram do grupo. Para quem deseja ajudar o projeto sem ser com doações, o grupo está disponibilizando camisetas, aventais, bottons e ecobags em um ponto de venda amigo desde o dia 8 de outubro.

Para mais informações sobre o grupo, parceiros e o Projeto Acolher, acesse @amigosdavilasorriso no Instagram e mande sua mensagem. Vale lembrar que o apadrinhamento pode ocorrer sob três modalidades: provedor, prestador de serviços e afetivo.

Os interessados em conhecer o apadrinhamento podem entrar em contato com o Comissariado da Vara de Infância através do telefone (22) 2524-2185. Assim como o Grupo de Amigos da Vila Sorriso, os padrinhos devem se cadastrar na Vara da Infância que acompanhará o apadrinhamento, garantindo que seus objetivos sejam alcançados.

* Adriana Valentim é juíza titular da Vara da Infância, Juventude e Idoso de Nova Friburgo

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade