Infratores serão filmados e multados do Bairro Ypu a Conselheiro

Secretário diz que em 2019, com pardais inteligentes e soluções apontadas por estudo, 80% dos gargalos serão resolvidos. Caminhões grandes deixam de descarregar na Alberto Braune
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
por Adriana Oliveira (aoliveira@avozdaserra.com.br)
Trânsito na Alberto Braune: típico de cidade que cresceu demais (Fotos: Arquivo AVS)
Trânsito na Alberto Braune: típico de cidade que cresceu demais (Fotos: Arquivo AVS)

O trânsito cada vez mais lento que se vê nas ruas centrais de Nova Friburgo em determinados horários tem uma explicação no visor da calculadora. Com mais de 190 mil habitantes, segundo  recente projeção feita pelo IBGE, e uma população ocupada de cerca de 60 mil pessoas, o município tem hoje uma frota estimada pelo Detran em 80 mil automóveis e 20 mil motos. Ou seja, chegamos a 2018 com praticamente quase dois veículos para cada morador economicamente ativo.

Ciente desses números, o secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henrique Jesus (foto), fala sobre os principais desafios, planos e projetos da pasta que assumiu há quase um ano. E anuncia várias novidades: em 2019 a cidade ganhará pardais inteligentes, que multarão por vídeo, do Bairro Ypu até a reta de Conselheiro, e passará por profundas mudanças no trânsito, a partir de um amplo estudo feito por técnicos especializados nos próximos meses. Com essas duas medidas, ele espera solucionar 80% dos gargalos.

Já para o início de outubro, haverá inversões de mão nas Braunes e uma nova mudança nas operações de carga e descarga: das 6h às 13h, caminhões grandes passarão a descarregar em transversais como Augusto Cardoso e Oliveira Botelho, em vez da Alberto Braune. Confira, em tópicos, os principais pontos da entrevista, concedida às vésperas do Dia Nacional do Trânsito, nesta terça-feira, 25, quando se comemoram 21 anos do Código Brasileiro de Trânsito.

  • GARGALOS E PRINCIPAIS DESAFIOS

“A cidade cresceu demais. São 190 mil habitantes e um número excessivo de carros.  Nova Friburgo é um vale, não tem como expandir. A última via foi aberta há cerca de 30 anos. Não temos muitas opções. A gente mora numa cidade do interior que ficou grande. Se alguém espera dez minutos no trânsito, já  acha que está engarrafado. Em qualquer cidade maior, meia hora parado é normal. Com os pardais inteligentes e as soluções trazidas pelo Plano de Mobilidade Urbana, vamos resolver 80% dos gargalos”.

  • PLANO DE MOBILIDADE URBANA

“Estamos preparando agora um edital  para licitar o Plano de Mobilidade Urbana, uma exigência do Ministério das Cidades para que possamos ter recursos futuramente. Este ano ainda vamos colocar o edital na rua. Trata-se de um estudo rigoroso, técnico, que leva em conta não só o trânsito como também as necessidades dos pedestres. É um levantamento do município como um todo, que levará a grandes alterações no final.  Será feito por empresas ou universidades de fora de friburgo, durante oito a 12 meses, com pesquisa de campo. Indicará mudanças profundas, inversões de mão, alterações nas calçadas, onde precisa colocar novos semáforos, onde precisa tirar alguns, que estão mal localizados”.

  • PARDAIS INTELIGENTES

“Estamos licitando uma empresa para implantar, no início do ano, sinalização eletrônica nos ao longo do eixo rodoviário e das principais avenidas. Serão 30 pontos, do Bairro Ypu até a reta de Conselheiro Paulino, onde hoje não não há radares de multa. O carro que avançar o sinal vermelho vai ser filmado e multado. Não vai ser fotografado, vai ser filmado. Acabaram-se as desculpas. O infrator não vai poder recorrer da multa alegando que tinha ambulância ou polícia atrás, por exemplo”.

  • INDÚSTRIA DAS MULTAS

“Não acho que se trate disso, porque existe um clamor da sociedade, principalmente de quem trafega e vive nas avenidas e sofre com acidentes, avanços de sinal. É uma necessidade de  punir e resolver algumas situações. Funciona assim no mundo inteiro, não estamos inventando nada”.

  • OPERAÇÕES DE CARGA E DESCARGA

“No início do mês faremos mais uma experiência. O horário será estendido das 6h às 13h. Neste horário, caminhões grandes não poderão mais descarregar na Avenida Alberto Braune, e sim nas ruas Augusto Cardoso, Oliveira Botelho e Duque de Caxias (nesta última já podem). O objetivo é acabar com as filas duplas na Alberto Braune. As vagas no início da Alberto Braune vão ser longitudinais, sem fila dupla. Essa mudança foi feita em acordo com a CDL, a Acianf e o Sindicato dos Transportadores. Acredito que vai dar certo”.

  • ESTACIONAMENTO ROTATIVO

“Estamos em vias de licitar o estacionamento rotativo. Vai beneficiar a população como um todo, com um preço mais justo do que os estacionamentos particulares e a possibilidade de  rodízio nas vagas. A prefeitura não vai entregar isso para ninguém, ela vai ficar responsável, vai ter o controle”.

  • EXTINÇÃO DE VAGAS DE ESTACIONAMENTO

“Não se pode permitir estacionar em vias por onde passam ônibus e caminhões de serviços (gás, entregas etc.). Isso prejudica, e muito, a circulação. Se a gente elimina vagas, aumentam as filas duplas, mas, em algumas ruas estreitas, residenciais, tem que eliminar mesmo. Por isso acabamos com as vagas de farmácia e criamos as de curta duração. Já chegamos a 50 delas e vamos implantar mais. Acreditamos que o estacionamento rotativo melhorará isso”.

  • REDUTORES DE VELOCIDADE

“O quebra-molas no Viaduto Geremias de Mattos Fontes está descartado, o Contran não permite. Já as passarelas de pedestres elevadas, tipo “traffic calming”, tiveram uma aceitação muito boa. Vamos implantar mais no ano que vem, como na Rua Augusto Spinelli, por exemplo. Essas passagens são coisas modernas, de baixo custo de manutenção, feitas sob patrocínio. E melhora muito a acessibilidade também. Pintar faixa exige muita manutenção”.

  • AGENTES DE TRÂNSITO

“Temos poucos agentes de trânsito: só 18 para a cidade toda. Estamos licitando ainda para este ano uma empresa que vai qualificar guardas municipais em novos agentes de trânsito. Vamos qualificar 50 e chamar dez num primeiro momento. Eles vão ser chamados aos poucos”.

  • CICLOVIA

“Deve sair no próximo ano. É uma prioridade”.

  • MUDANÇAS DE MÃO A CURTO PRAZO

No princípio de outubro, adotaremos mudança de tráfego nas Braunes. A Rua Visconde de Itaboraí vai só subir, a Sara Braune vai só descer. É uma reivindicação dos moradores”.

  • SEMÁFOROS DE LED COM DEFEITO

“Só nesta semana foram trocados sete. A empresa responsável já foi notificada e está trocando todos os que apresentem defeito”.

  • ÔNIBUS TURÍSTICO

“Estamos conversando com a Secretaria de Turismo. Queremos que ele funcione com itinerário entre os pontos turísticos, que as pessoas comprem o tíquete e possam usar o dia todo, como acontece em outras cidades do mundo”.

 

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