Ilona Szabó vem a Friburgo para participar de intensa programação

Palestras, entrevistas, coletiva de imprensa e lançamento de livro estão entre os compromissos da cientista política, de renome mundial
sábado, 30 de setembro de 2017
por Ana Borges
Ilona num Ted Talk (Reprodução internet)
Ilona num Ted Talk (Reprodução internet)

“O espelho da sociedade está no modo como ela cuida das pessoas mais vulneráveis, marginalizadas. A gente é cruel, gosta de vingança. Essa é a maior tristeza de trabalhar com o que eu trabalho. A sociedade não tem informação e é manipulada por pessoas que só acirram essa sede de vingança. Acham que quem está preso deve comer mal, dividir a cela com 50 pessoas, com barata e com rato”, disse a cientista política Ilona Szabó, especialista em segurança pública e política de drogas, em entrevista concedida à revista TPM, em 2015. Mais atual, impossível.  

Considerada pela ONU uma das principais líderes do século 21, a friburguense Ilona Szabó estará na terça-feira, 3, e na quarta, 4, em Friburgo, para cumprir agenda que inclui palestras, entrevistas, lançamento do livro "Drogas: As histórias que não te contaram" (ed. Zahar, 2017), exibição do filme "Quebrando o Tabu" (com Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Drauzio Varella e Paulo Coelho), encontros e visitas.

Graças às causas que abraça, Ilona é frequentemente requisitada para colaborar em importantes eventos ao redor do mundo. Em 2016, foi jurada internacional para o Desafio Bloomberg para Prefeitos na América Latina e para a iniciativa 100&Change da Fundação MacArthur’s. Foi consultora em organizações internacionais como a União Europeia (UE), OCDE, PNUD e ONGs internacionais, conduzindo avaliações pela América Latina e África. Também deu suporte a organizações de base em seu desenvolvimento organizacional.

Desde 2003, participou ativamente na campanha pelo desarmamento que mobilizou o país, trabalhando na organização Viva Rio – aos 24 anos, era a coordenadora dos postos de arrecadação de armas de fogo – e sempre envolvida com “os assuntos mais espinhosos que fazem da segurança pública uma das questões mais complexas dos nossos tempos”.

As experiências vividas em longínquas regiões do mundo - em condições às vezes adversas - para estudar, pesquisar e conhecer in loco o dia a dia de seus moradores, credenciam Ilona a sugerir reflexões importantes à sociedade brasileira a respeito de nossos problemas mais prementes. São questionamentos que deveriam tocar cada um de nós.

“A esperança que dá pra ter é que, em momentos de crise, como este, geralmente as sociedades acordam. Você deixa de ser individualista e começa a olhar pro coletivo. Tem que olhar pro lado e entender que só vamos sair do buraco juntos. Ter políticas públicas que se dirijam ao que é bom pra todo mundo. É assim com a história da bicicleta, do cinto de segurança, da arma de fogo: pensar no coletivo. Meus amigos que têm mais possibilidade vivem dizendo ‘tô indo pro Canadá’, ‘tô indo pra Miami’. Mas 99% das pessoas vão ficar e vão ter que se perguntar: o que a gente faz?”

Resumo de sua trajetória

Ilona Szabó de Carvalho é diretora-executiva do Instituto Igarapé, que co-fundou em 2011, pesquisadora e co-roteirista do documentário "Quebrando o Tabu", e comentarista convidada do programa Estúdio i, da Globo News.

Entre 2003 e 2005, coordenou uma das maiores campanhas de coleta de armas da história, que resultou em mais de 500 mil armas de fogo retiradas de circulação em todo o Brasil. Também coordenou a participação da sociedade civil para a Declaração de Genebra sobre Violência Armada e Desenvolvimento entre 2009 e 2012.

Entre 2008 e 2010, Ilona foi secretária-executiva da Comissão Latino-americana sobre Drogas e Democracia. De 2011 a 2016, foi secretária-executiva da Comissão Global de Políticas de Drogas, onde organizou encontros, debates e declarações para divulgar melhores práticas sobre políticas de drogas adotadas em mais de 30 países.

Durante esse período, trabalhou ao lado dos ex-presidentes Cesar Gaviria (Colômbia), Ernesto Zedillo (México), Fernando Henrique Cardoso, do ex-secretário geral da ONU Kofi Annan, entre outras autoridades. Colaborou com a produção de documentos-referência sobre política de drogas, usados tanto na experiência de regulação da cannabis, no Uruguai, como no Acordo de Paz, na Colômbia.

Recebeu o prêmio internacional Líder Responsável da Fundação BMW, e em 2015, foi nomeada Jovem Líder Global pelo Fórum Econômico Mundial. Desde então, participa anualmente dos encontros anuais do Fórum, em Davos (Suíça), além de congressos e projetos em diversos países.

Serviço

Terça-feira, 3:

11h30 - Entrevista coletiva para a imprensa no auditório da CDL

19h - Palestra-entrevista no Teatro Municipal Laercio Ventura. Aberta ao público.

20h30 - Autógrafos no foyer do teatro do livro Drogas: As histórias que não te contaram

  • Exibição do documentário "Quebrando o Tabu", de Fernando Grostein Andrade

Quarta-feira, 4:

10h - Palestra-entrevista para alunos da rede de ensino do 2º grau e universitários. Entrada franca.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Drogas | tráfico | crime
Publicidade