Ideb: apenas 29% das escolas municipais alcançaram a meta em 2017

Resultados ficam abaixo dos obtidos nos últimos anos pelo município. Maior média foi de escola de São Pedro
sábado, 08 de setembro de 2018
por Paula Valviesse (paula@avozdaserra.com.br)
A Escola Municipal São Pedro da Serra: nota mais alta do munciípio (Arquivo AVS)
A Escola Municipal São Pedro da Serra: nota mais alta do munciípio (Arquivo AVS)

 

O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2017, divulgado na última semana pelo Ministério da Educação, mostra que das 62 escolas avaliadas em Nova Friburgo, apenas 18 atingiram a meta. Esse número fica abaixo dos resultados obtidos pelo município nos anos anteriores. O Ideb é o indicador da qualidade do ensino no país, realizado a cada dois anos, desde 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Os resultados são calculados a partir de dois conceitos considerados fundamentais para a avaliação da situação da educação básica no Brasil: os resultados das provas - Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para escolas estadual e federais, e Prova Brasil, para as unidades municipais - e o fluxo escolar, onde estão incluídos os índices de aprovação, repetência e evasão escolar, levantados pelo Censo Escolar.

Para a rede municipal de ensino, a meta projetada foi de 6.2 para as turmas do 5º anos e 5.6 para o 9º ano. Na avaliação geral, o município ficou abaixo da meta, com nota 5.9 obtida pelos alunos do 5º ano e 4.8 pelas turmas do 9º ano.

Já na avaliação individual, verificando as projeções que cada unidade precisava alcançar em 2017, do 5º ano da rede municipal, 16 das 51 escolas avaliadas atingiram a meta estipulada para o 5º ano em 2017. Entre elas, o grande destaque foi a Escola Municipal São Pedro da Serra, localizada no distrito homônimo, que conseguiu a nota mais alta: 8.0 sobre a meta estimada em 6.2. Outras três unidades também obtiveram nota alta: as escolas municipais Anna Barbosa Moreira, no bairro Lagoinha (7.2); João Vicente Valladares, em Debossan (7.1); e Jardel Hottz, nas Braunes (7.1).

Fazendo uma comparação ampla, as quatro unidades com notas mais altas ultrapassaram a média nacional prevista para 2.021, que é de 6.0, valor definido pelo Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), cujo valor corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.

Duas escolas municipais ficaram com as piores notas, uma média de 4.0 em ambas: Padre Rafael, no Cordoeira, que tinha meta a ser alcançada de 4.9; e a Cypriano Mendes da Veiga, no Barracão dos Mendes, cuja meta era 5.4.

Também observando as metas específicas, do 9º ano da rede municipal, duas das 11 escolas avaliadas alcançaram a meta: o Colégio Municipal Ceffa Rei Alberto I, em Baixada de Salinas, com nota 5.4 sobre a meta de 4.5; e a Escola Municipal Dante Magliano, na Ponte da Saudade, que empatou com a meta de 4.9. A menor pontuação de todas as unidades foi do Colégio Municipal Dermeval Barbosa Moreira, em Olaria, que ficou com média 3.8, mas tinha como meta 5.4.

Município ficou em 10ª posição entre os demais do estado

Entre os municípios do Estado do Rio de Janeiro, Nova Friburgo ficou com a 10ª posição na classificação de maior pontuação no Ideb 2017. Com média 5.9 para o 5º ano escolar e 4.8 para o 9º, Nova Friburgo ficou empatada com outros municípios, mas a frente da capital.

Para o secretário municipal de Educação, Renato Satyro, esse é um ponto a ser comemorado: “Ficamos na frente de mais de 70 municípios. Na frente de cidades vizinhas, como Petrópolis, Teresópolis, Cachoeiras de Macacu e também da cidade do Rio de Janeiro. Outro ponto importante é que, apesar de não termos alcançado a meta, conseguimos aumentar o resultado”, afirma Satyro.

Sobre os resultados da rede municipal, o secretário destaca  a conquista da escola de São Pedro da Serra e das demais que conseguiram superar as projeções. Além disso, ele fala sobre as medidas que serão tomadas para a próxima avaliação.

“Temos alguns pontos positivos e outros negativos. O importante é pegar esse resultado e aprimorá-lo, como o resultado de algumas escolas da rede que foram excelentes, superando inclusive a meta para 2.021. Precisamos avaliar o que está sendo feito nessas escolas que tiveram as notas mais altas e replicar para as demais unidades. Vale lembrar que o Ideb é resultado de um conjunto de fatores e Nova Friburgo foi muito bem na prova, então agora precisamos focar no fluxo escolar para que consigamos aumentar nossa média e atingir nossas metas”, disse Satyro.

Resultados específicos foram piores do que em 2013 e 2015

Em 2013 nas avaliações do 5º ano escolar das unidades da rede municipal 26 escolas conseguiram alcançar a média individual. Já no 9º ano foram quatro unidades. E na avaliação geral o município ficou acima da meta por um ponto, tendo nota 5.8 da projeção que era 5.7.

Em 2015 Nova Friburgo não conseguiu cumprir a meta de 5.9 também por um ponto, tendo conseguido média geral de 5.8. Mas na avaliação individual o resultado foi mais positivo, com 22 escolas acima da meta na avaliação do 5º ano e duas para o 9º ano.

Rede estadual tem apenas três escolas dentro da meta estabelecida

Para a rede estadual de ensino, a média geral do Ideb era 5.3. Em Nova Friburgo, as escolas estaduais respondem apenas pelo segundo segmento do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e médio. Na avaliação do 9º ano nenhuma escola conseguiu alcançar essa meta, tendo como pontuação média, 4.9.

Já quando avaliadas de maneira independente, vendo a meta específica para cada escola avaliada, três conseguiram um bom resultado: os colégios estaduais Doutor Tuffy El Jaick, em Duas Pedras, com nota 4.4 sobre a meta 4.1; Emilia Roschemant, em Riograndina, com 4.8 de 4.3; e o Professor Carlos Cortes, no Catarcione, com 4.7 de 4.5. Já a pior nota individual foi do Colégio Estadual Professora Zélia dos Santos Cortes, na Vila Amélia, que conseguiu nota 4.0 da meta estabelecida em 4.6.

Vale ressaltar que entre as unidades estaduais, sete não tinham número de participantes no Saeb suficientes para que os resultados fossem divulgados. E a antiga Escola Estadual Professor Constantino Domingos Ferreira, que ficava no Bela Vista, ainda consta na listagem do Inep, sendo indicada como não tendo feito a avaliação do Saeb em 2017.

Para a 3ª série do ensino médio não havia meta estipulada para 2017. Para 2019 a média está estabelecida em 4.4 e, na avaliação geral, as nove escolas avaliadas se saíram bem dentro desta projeção, ficando com nota 4.2.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação
Publicidade