Hospital Raul Sertã adia cirurgias por falta de equipamento

Secretaria de Saúde afirma que já fez licitação para compra de novos materiais
quarta-feira, 10 de abril de 2019
por Guilherme Alt (guilherme@avozdaserra.com.br)
O Hospital Raul Sertã (Arquivo AVS)
O Hospital Raul Sertã (Arquivo AVS)

 

Na ala da ortopedia do Hospital Municipal Raul Sertã, a paciência dos pacientes acabou. De acordo com vídeos publicados em diversas redes sociais, praticamente todos os pacientes do setor estão esperando há muitos dias por uma cirurgia. Em alguns casos os pacientes chegaram à mesa de cirurgia, mas a intervenção não foi realizada devido a falta de equipamentos.

Ana Paula Lozada estava há 25 dias no hospital, mas resolveu sair por conta própria devido a demora para operar. Ela quebrou um dos pés no dia 17 de março. A paciente conta que ficou dez dias internada em um leito do setor de cardiologia, por não ter vaga na ortopedia. “Minha mãe teve que brigar para um médico ir me examinar. Fiquei dias sem ter a visita de um médico. Os que apareciam por lá, diziam que não era o setor deles. Quando minha mãe foi questionar a diretoria do hospital sobre o por quê da demora para me operar, ela ouviu como resposta que eu não estava morrendo para ser operada e que teria que esperar até três semanas ou mais”, disse Ana Paula.  

Diante da incerteza, Ana Paula decidiu procurar um médico particular. Todo o tratamento e cirurgia, segundo ela, deve custar em torno de R$ 12 mil. “Saí de lá porque estava entrando em depressão. Estou desempregada e meu irmão vai fazer um empréstimo na empresa em que ele trabalha para eu poder fazer a cirurgia”, disse.

Carolaine dos Santos, está há cerca de 40 dias no hospital. Em um vídeo que circulou na internet, ela conta que por três vezes tentou operar, mas não conseguiu. “Na primeira vez a broca estava quebrada. Na segunda vez um paciente sujou a sala durante um procedimento e o centro cirúrgico teve que ser desinfetado. Na terceira, eu estava já na mesa de cirurgia prestes a tomar anestesia quando viram que não tinha o parafuso para colocar na minha perna. É um descaso. Tem gente que está aqui há três meses. Nenhum médico vem ver a gente.”, afirmou.

Cirurgias em outro município

Enquanto atualizávamos esta reportagem, Ana Paula entrou em contato com a redação para informar que tanto ela quanto Carolaine foram comunicadas pela direção do Raul Sertã que elas seriam transferidas para o Hospital HTO Dona Lindu, no município de Paraíba do Sul, na próxima segunda-feira, 15, para operar no mesmo dia.

O que diz a prefeitura

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo informou que possui atualmente dois perfuradores específicos para realização de cirurgias ortopédicas, mas na última semana eles apresentaram defeito e foram levados para manutenção. “A expectativa é que eles retornem do conserto até o fim desta semana. Além disso, é importante salientar ainda que foi feita uma licitação para aquisição de novos perfuradores, que devem chegar ao município em aproximadamente 15 dias. Sendo assim, tão logo cheguem os perfuradores que foram enviados ao conserto, bem como os novos, as cirurgias serão retomadas”, informou a prefeitura.

A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo informou ainda que o Hospital Municipal Raul Sertã realiza mais de 250 procedimentos cirúrgicos por mês, dentre eles cirurgias ortopédicas. Trata-se de uma unidade com quase 100 anos, que já passou por muitas administrações, mas somente agora, tem recebido atenção devida para a compra de equipamentos e materiais médicos, considerando os 596 equipamentos que estão sendo adquiridos para o hospital.

A Secretaria frisou também que não existe abandono dos médicos em relação aos pacientes e a respeito da suposta resposta que umaa diretora da unidade teria dito à mãe de um paciente pede que o reclamante se apresente, pois este comportamento não faz parte da conduta da profissional.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: saúde
Publicidade