Horário de verão termina neste domingo

Relógios deverão ser atrasados em uma hora
sábado, 17 de fevereiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Horário de verão termina neste domingo

Para aqueles que gostam de dias mais longos, com luz do sol até as 19h30, a notícia não é boa. Mas, quem pretende passear ou mesmo descansar tem o que comemorar. Isso porque, com o fim do horário de verão no próximo domingo, 18, o fim de semana terá uma hora a mais. À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores do Distrito Federal e de outros dez estados (das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do país), entre eles do Rio de Janeiro, deverão atrasar o relógio em uma hora.

Em vigor desde outubro do ano passado, o horário de verão tem sido adotado anualmente e tem como objetivo economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar. A medida foi usada pela primeira vez em 1931, mas só ganhou caráter permanente em 2008, quando passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

No ano passado, o governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão, após um estudo do Ministério de Minas e Energia, que indicou que o programa vem perdendo efetividade. A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

Independente da decisão do governo, a partir deste ano, de acordo com decreto assinado pelo presidente Michel Temer, o horário de verão será reduzido em 15 dias. Ele começará apenas na primeira semana de novembro.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade