Hora de confiar

segunda-feira, 10 de outubro de 2016
por Jornal A Voz da Serra

O ÍNDICE de Confiança do Consumidor, apurado pela Fundação Getúlio Vargas, subiu entre agosto e setembro e atingiu a quinta alta consecutiva, a maior desde janeiro de 2015. A preocupação com o emprego é um dos motivos para a avaliação mais negativa, ao lado da previsão de maior inflação e aumento de juros.

PARA A INDÚSTRIA, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registrou 53,7 pontos em setembro, um aumento de 2,2 pontos na comparação com agosto. O índice cresceu pelo quinto mês consecutivo e acumula crescimento de 16,9 pontos no período. Na comparação com o mesmo mês de 2015, o aumento alcança 18 pontos.

A INFORMAÇÃO é de pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Os valores da pesquisa variam de zero a 100. Abaixo de 50 indicam falta de confiança.

OS DADOS apurados mostram que o Brasil está precisando de um choque de credibilidade e confiança neste momento. Com a política econômica atual, o governo está perdendo a confiança do seu próprio povo. O medo do futuro resulta em menos consumo e em incertezas sobre os investimentos. Vive-se hoje uma política cruel, pois com os juros e a inflação em alta, desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) ridículo e capacidade de endividamento quase nula, coloca-se o país em uma quase estagflação — inflação em alta combinada com recessão.

COM ESTE cenário, Brasil precisa dar uma virada neste clima econômico e promover uma mudança no modelo de desenvolvimento. É preciso urgentemente investir em infraestrutura e qualificação de mão de obra, diminuir a carga tributária e criar um ambiente de negócios sólido e estável. Com isso, o país vai gerar e, consequentemente, distribuir riqueza.

A DESCONFIANÇA deve passar para que voltemos a crescer. Essa mudança é possível e deve ser o principal compromisso do presidente Michel Temer. Vamos aguardar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade