Hemocentro recebeu 65 pessoas no último mutirão

Unidade fornece bolsas de sangue para hospitais públicos e privados de dez municípios da região
terça-feira, 24 de setembro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Hemocentro recebeu 65 pessoas no último mutirão

A Secretaria municipal de Saúde de Nova Friburgo informou na segunda-feira, 23, que 65 voluntários doaram sangue durante a campanha realizada no último sábado, 21, no Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins, anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã. A unidade fornece bolsas de sangue para dez municípios da região.

O hemocentro funciona, normalmente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, mas também tem aberto as portas um sábado a cada mês para receber voluntários e reabastecer o banco de sangue regional. A campanha realizada no sábado teve a presença do prefeito Renato Bravo. 

“Eu agradeço as pessoas que aceitaram o convite da prefeitura para estarem aqui em uma manhã de sábado para doação de sangue. Está cheio, lotado. É muito importante ajudar, pois assim podemos salvar vidas”, disse o prefeito de Nova Friburgo. 

Para doar, o voluntário precisa ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável. Não é necessário estar em jejum, mas é preciso evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2524-2300.

Vale lembrar que há pouco mais de um mês o estoque de bolsas de sangue estava praticamente zerado. O hemocentro entrou em estado de alerta e convocou até a população de municípios vizinhos para doar sangue, de todos os tipos. A falta de sangue pode comprometer cirurgias em hospitais das regiões Serrana e Centro-Norte fluminenses.

 

TAGS: saúde