Hemocentro está com estoques baixos e convoca doadores

Demanda por sangue aumenta devido ao aumento de acidentes durante feriadões
quarta-feira, 28 de março de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Hemocentro está com estoques baixos e convoca doadores

O Hemocentro de Nova Friburgo divulgou esta semana que está com estoques baixos e, com o feriadão da Semana Santa que já começa hoje, 29, para os servidores públicos e muitos funcionários de empresas que não costumam funcionar na quinta-feira santa, a unidade está convocando doadores. Durante os feriados, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, aumenta o índice de acidentes e a demanda por bolsas de sangue.

Além das unidades de saúde do município, o banco de sangue também atende hospitais particulares credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS) na região e em outros 13 municípios. O Hemocentro Regional Enfermeira Cássia Viviane Kale Martins fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, tem capacidade para 50 atendimentos diários e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30, na Rua General Osório, 324 (anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã). É importante ressaltar que, além de Nova Friburgo, o hemocentro atende a outros 16 municípios da região e, por isso, moradores dessas cidades também podem ajudar nas doações.

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 quilos, estar com boas condições de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Ainda segundo a Secretaria de Saúde, não é necessário estar em jejum, apenas deve-se evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e bebidas alcoólicas 12 horas antes.

O procedimento de doação de sangue é simples, rápido e seguro. Todo material utilizado na coleta é esterilizado e descartável, não havendo risco de contrair qualquer doença. A coleta dura cerca de 15 minutos e o doador recebe um lanche após a doação. O organismo repõe em alguns dias o sangue doado.    Mais informações pelo telefone (22) 2523-9000 e solicitar o ramal do hemocentro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: sangue | saúde
Publicidade