Guias para pagamento do IPVA 2019 disponíveis nesta sexta

Boleto do DPVAT também já pode ser impresso no site da seguradora
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
por Jornal A Voz da Serra
Guias para pagamento do IPVA 2019 disponíveis nesta sexta

 partir desta sexta-feira, 11, as guias de pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) 2019 estarão disponíveis para os donos dos veículos no estado do Rio de Janeiro. O documento poderá ser acessado nos sites da Secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br) e do Banco Bradesco (www.bradesco.com.br).

O primeiro vencimento da tabela, para os veículos com final de placa número 0, será no dia 21 de janeiro, tanto para o pagamento da primeira parcela quanto para a quitação integral do imposto. Já para os veículos com final de placa 9, o vencimento inicial será no dia 1º de fevereiro.

A tabela com os valores venais dos veículos é usada para calcular o valor do IPVA 2019. Com base nos preços de mercado calculados pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o imposto será, na média geral, 3,23% mais barato do que no ano passado.

No caso dos automóveis, a redução média será de 3,13%. Já nas motos, o tributo cairá 3,19% em média. Foi considerada a variação do mercado medida pela Fipe de setembro a outubro de 2017 e de setembro a outubro de 2018.

O tributo poderá ser pago em cota única, com desconto de 3%, ou a quantia integral poderá ser dividida em três vezes. O pagamento da Guia de Regularização de Débitos (GRD) deverá ser efetuado em dinheiro e poderá ser realizado em qualquer agência bancária.

Seguro obrigatório

Também já está disponível para emissão a guia de pagamento do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automóveis de Via Terrestre (DPVAT). O boleto pode ser impresso no site da Seguradora Líder (seguradoralider.com.br) e o motorista não precisa esperar a liberação da guia do IPVA 2019.

Para emitir a guia do DPVAT, é preciso informar o número do Renavam do veículo, o CPF ou o CNPJ (no caso de uma empresa), o estado de emplacamento e a placa. O dono do veículo também pode informar o seu endereço de e-mail.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: imposto
Publicidade