Guarda Municipal ganha reforço de mais 10 agentes

Novos integrantes estão em treinamento e devem começar a atuar ainda este mês
quarta-feira, 07 de novembro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Uma agente mobiliza um colega durante o treinamento (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)
Uma agente mobiliza um colega durante o treinamento (Foto: Daniel Marcus/ PMNF)

Dez novos guardas municipais iniciaram o curso de formação nesta segunda-feira, 5, em Nova Friburgo. O treinamento é realizado no Ginásio Municipal Adhemar Francisco Combat, na Via Expressa, em Olaria, e terá duração de semanas. Ao final do curso, os agentes estarão aptos a ingressar na escala de serviço, com supervisão de um agente mais experiente.  

Ministrado por cinco instrutores, incluindo o comandante da Guarda Municipal da cidade, Carlos Freitas, e agentes do Grupamento de Apoio Operacional de Macaé (Gaop) da Guarda Municipal do município de Silva Jardim, o curso é dividido em teórico e prático. A parte prática é ministrada no ginásio e a teórica no auditório da Secretaria Municipal de Ordem e Mobilidade Urbana (Smomu), também em Olaria.

Durante o treinamento, os novos guardas militares aprendem técnicas de abordagem e defesa pessoal, manuseio de tonfa (bastão com alça de mão) e algemação, além de legislação pertinente ao exercício da segurança pública. Os novos agentes também aprendem ordem unida, atividade em que são treinadas as marchas militares para desfiles cívico, desenvolvendo disciplina e senso de grupo.

Ainda de acordo com Guarda Municipal, os novos agentes foram aprovados no concurso público de 2015 e empossados no último dia 1º de novembro. Dos dez guardas municipais, duas são mulheres. Três aprovados no concurso vieram de outras cidades: Teresópolis, São Gonçalo, na Região Metropolitana, e São Fidélis, no Norte do estado. O restante é de Friburgo.

A Guarda Municipal tem atuação 24 horas, sete dias por semana, e colabora com a Polícia Militar nas ações de segurança pública, podendo dar ordem de prisão diante de flagrante delito. Também tem competência para atuar no controle do fluxo de trânsito. Em Friburgo, os guardas ainda tem a atribuição de fiscalizar o comércio ambulante e combater pichações.

A sede e o alojamento da Guarda Municipal funcionam na Avenida Alberto Braune, 223, em prédio anexo à prefeitura, na antiga rodoviária Leopoldina. O órgão também possui um posto na Estação Livre (antiga rodoviária urbana). Os guardas municipais podem ser acionados pelo telefone 153 ou (22) 2525-9129.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade